Cigás oferece solução energética para a climatização de ambientes

Foto: Divulgação

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) está promovendo nova solução tecnológica com a utilização do gás natural. Recentemente, a Companhia realizou a primeira implantação de um sistema de climatização de ambientes internos.

Mesmo diante da pandemia ocasionada pela Covid-19, a Companhia não paralisou suas atividades. A estratégia de expansão de serviços tem como principal objetivo abrir nova frente de atuação mercadológica. Com isso, espera-se ampliar a gama de soluções energéticas aos clientes.

A projeção da Cigás é que 17 mil unidades consumidoras sejam abastecidas com gás natural até 2024, especialmente em Manaus. Atualmente, a Companhia conta com 4,3 mil unidades consumidoras em diferentes segmentos: termelétrico, industrial, comercial, residencial e de Gás Natural Veicular (GNV).

Uma das principais vantagens para as unidades consumidoras de gás natural é a economia em comparação com outras fontes de energia. Mas, para além da economia, destacam-se ainda o fornecimento contínuo, dispensando armazenagem em tanques ou botijas, a menor emissão de poluentes, pagamento após consumo, dentre outras.

Foto: Divulgação

De acordo com o diretor-presidente da Cigás, René Levy Aguiar, a Companhia está cumprindo o seu papel de oferecer serviço público de qualidade e ampliando a sua atuação no mercado, visando beneficiar maior parcela da população amazonense. Até dezembro deste ano, a concessionária contabiliza R$ 570 milhões em recursos investidos na ampliação da distribuição do gás natural no Amazonas.

Sobre o novo sistema – O novo sistema de climatização de ambientes internos à base de gás natural foi implantado em um empreendimento gastronômico inaugurado recentemente na cidade. Trata-se do restaurante Terra & Mar, especializado na culinária de dois países: Portugal e Argentina.

Para fundamentar a implantação do sistema, foi realizado um estudo de viabilidade pela equipe técnica da Companhia. As tratativas em torno do projeto no Terra & Mar iniciaram no último mês de agosto. Os profissionais técnicos da Cigás orientaram quanto à adequada solução energética, no projeto, e também acompanharam o processo de implantação da infraestrutura interna.

O empreendimento contará com uma solução completa usando a matriz do gás natural. Além do seu sistema de climatização, a Companhia atende a cocção de alimentos, panificação e passará a atender também a geração de energia elétrica local.

Segundo um dos proprietários do Terra & Mar, o empresário Rogério Perdiz, após a realização do estudo técnico e econômico, concluiu-se que se tratava de um investimento viável, com retorno paulatino a partir da redução de gastos com custo de energia.

Ele frisou a questão ambiental como outro fator que pesou no momento de se decidir pelo investimento, considerando que o gás natural é, dos combustíveis fósseis, o menos poluente. “Entendemos que devemos contribuir da melhor forma possível com o nosso planeta no sentido de não termos aquecimento global, poluições decorrentes de uso de energia ou de outros processos industriais”, destacou.

O grupo comercial ao qual o restaurante é vinculado já conta com outros sistemas implantados pela Cigás, razão pela qual o empresário ressalta a confiabilidade no serviço prestado pela Companhia e a vantagem adicional de ter um serviço sem interrupções. Indústrias, empreendimentos comerciais e residenciais também podem se beneficiar desta solução.

Cigás – Concessionária de serviços públicos, no Amazonas, que atua na distribuição e comercialização de gás natural para os mais diversos segmentos, a Companhia de Gás do Amazonas completou 10 anos de operação no estado, neste mês de dezembro.

Desde então, houve crescimento de 176% no volume médio de gás natural comercializado, pela Cigás, que ocupa a terceira posição no ranking nacional de volume de gás comercializado, conforme levantamento mais recente da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui