Cinco dicas para evitar colisões e acidentes de trânsito

Foto: Reprodução

Dirigir é coisa séria e exige extrema atenção dos motoristas para que todos desfrutem de um trânsito mais seguro. Independente da correria e do estresse do dia a dia, todos devem dirigir com atenção e cuidado, afinal, um pequeno deslize pode causar prejuízos inimagináveis.

Por isso, trouxemos 5 dicas que são fundamentais para garantir um trânsito seguro:

1 – Nunca utilize o celular enquanto o dirige

Os órgãos de trânsito informam que dirigir usando o celular aumenta em quatro vezes o risco de acidentes de trânsito e, ainda, que se o motorista estiver escrevendo mensagens de texto, esse risco pode ser até 23 vezes maior.

Alguns estudos revelam que dirigir escrevendo mensagens é equivalente a dirigir com os olhos vendados. É por isso que, atualmente, o uso do celular ao dirigir é a terceira maior causa de acidentes, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e embriaguez.

Concentre-se no seu destino e foque na direção. Não se distraia com o celular e, caso seja muito necessário enviar ou responder uma mensagem, pare o carro para fazer isso.

2 – Respeite as leis de trânsito

As leis de trânsito são aplicadas conforme o fluxo da região. A placa de “pare” deve ser sempre respeitada, pois se está ali é porque alguém irá passar preferencialmente, em mão oposta, sem parar. Muitos acidentes ocorrem, simplesmente, por não respeitar a sinalização!

Além disso, respeite sempre os semáforos e limites de velocidade, que são aplicados em pontos estratégicos, conforme o fluxo da região. Desrespeitar estes sinais podem causar grandes acidentes!

3 – Faça manutenção periódica

Procure sempre fazer uma revisão no seu veículo. Água, freios, pneus e nível de óleo devem ser revisados constantemente. Procure postos e oficinas de confiança para fazer essa avaliação e fique atento a qualquer barulho ou sinal do motor.

Escolha a prevenção para garantir a sua segurança, da sua família e dos outros motoristas ao seu redor.

4 – Mantenha uma distância segura

Algo muito falado lá no começo, quando os motoristas estão tirando sua carteira de habilitação, é sobre manter uma distância segura. Não sabemos quem está dirigindo a nossa frente e nem imaginamos os imprevistos que podem acontecer. Nunca ande grudado no carro da frente! Mantenha uma distância que dê para frear e até mesmo desviar a direção se for preciso.

5 – Não dirija sob efeito de nenhuma substância

Bebidas alcoólicas, drogas e até mesmo alguns medicamentos podem tirar totalmente a concentração e foco do motorista. Respeite as recomendações dos órgãos de trânsito e recomendações médicas. Não dirija sob efeito de quaisquer substâncias que tirem sua capacidade de raciocínio rápido, o que pode causar grandes acidentes.

Dirigir exige extrema atenção e cuidado, por mais que um motorista faça isso há décadas, essas recomendações devem ser sempre seguidas à risca! Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos diminuir a quantidade imensa de acidentes que causam tantos prejuízos (físicos, mentais, financeiros), que poderiam ser facilmente evitados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui