CMM concede medalha de ouro ‘Cidade de Manaus’ ao coronel Paulo Roberto Vital

Coronel Paulo Roberto Vital receberá Medalha da CMM/Foto: Divulgação
Coronel Paulo Roberto Vital receberá Medalha da CMM/Foto: Divulgação
Coronel Paulo Roberto Vital receberá Medalha da CMM/Foto: Divulgação

O Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) promulgou na manhã de ontem, quarta-feira (16), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que concede a medalha de ouro “Cidade de Manaus”, ao coronel Paulo Roberto Vital de Menezes pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.

De autoria do vereador Gilmar Nascimento (PDT), a proposta 003/14 recebeu parecer favorável da Comissão de Comenda e teve aprovação unânime dos vereadores.


O autor da propositura disse que o reconhecimento é uma questão de justiça a um profissional originariamente manauara, que buscou nos centros mais avançados especializar-se e aqui colocar seus serviços à disposição da sociedade.

Sobre o homenageado

Paulo Roberto Vital de Menezes nasceu, em Manaus, no dia 24 de maio de 1950, filho de Ana Vital de Menezes e Paulo Ferreira de Menezes. Casado com a senhora Marta Helena Jahn Vital de Menezes, com quem teve dois filhos: Paulo Eduardo e Luiz Gustavo.

Coronel Vital, como é popularmente conhecido, estudou no Seminário São José, da Arquidiocese de Manaus até 1968, em 1969 ingressou no Exercito Brasileiro, onde cursou o Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva – NPOR – 1º Batalhão de Infantaria de Selva – 1º BIS.

Entre o período de 1971 a 1972, serviu como 2º tenente no Comando de Fronteira do Solimões – CFSOL – 1º Batalhão Especial de Fronteiras – 1º, em Tabatinga.

Em 1973, ao dar baixa do Exército Brasileiro, ingressou na Polícia Militar do Estado do Amazonas, mediante concurso público, no posto de 2º tenente, galgando o último posto da corporação. Paulo Roberto é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Amazonas desde 2002.

Entre os cursos concluídos estão: Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas; Aperfeiçoamento de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Guatupé, em Curitiba; Educação Física, na Escola de Educação Física da Polícia Militar, em São Paulo; Criminologia, na Academia de Polícia Civil (Acadepol), em Belo Horizonte.

Cargos

No período de 1973 a 1995, exerceu diversos cargos de comando de unidades operacionais na capital e no interior, entre os quais: comando do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Itacoatiara (1987 a 1990); além de cargos de chefia do Estado maior da Polícia Militar do Estado do Amazonas.

No período de 2004 até abril 2011 assumiu o cargo de subsecretário executivo adjunto da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM). Em outubro de 2011 foi nomeado pelo ex-governador Omar Aziz, para assumir a titularidade do cargo de secretário da SSP.

Artigo anteriorO peixe nosso de cada dia está dificil de ser comprado nas feiras de Manaus
Próximo artigoMorre o autor de ‘Cem anos de solidão’, Gabriel Garcia Márquez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui