CMM homenageia Francsico Cruz, Procurador-Geral do MPE/Am

Bosco Saraiva e o abraço a Francisco Cruz/Foto: Tiago Correa

Vereador Bosco Saraiva, homenageia Francisco Cruz/Foto: Tiago Correa


Bosco Saraiva e o abraço a Francisco Cruz/Foto: Tiago Correa

Homenageado com a Medalha de Ouro ‘Cidade de Manaus’, pela Câmara Municipal (CMM), por iniciativa do presidente da Casa Legislativa, Bosco Saraiva (PSDB), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Francisco das Chagas Santiago Cruz, disse hoje, sexta-feira (13), que o Ministério Público é uma casa simples e para pessoas carentes. “É para essa gente que ele existe”, afirmou, ao lembrar que a condecoração, com o qual foi agraciado, serve para ele renovar os votos de cumprimento do seu dever.

Conhecido entre os amigos como ‘Chicão’, como fez questão de lembrar Bosco Saraiva, o homenageado tem prestado relevantes serviços à Justiça do Estado do Amazonas. Segundo Bosco, por todo seu trabalho e dedicação já foi homenageado pela Câmara Municipal de Humaitá, município no qual nasceu, com a Medalha ‘Álvaro Maia’ e pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com a Medalha ‘Ruy Araújo’, e pelo Comando Militar da Amazônia (CMA), com a Medalha do Pacificador. “Chegou a vez da Câmara Municipal de Manaus prestar a grande homenagem a esse profissional que não mede esforços para garantir o cumprimento das leis em nosso Estado e a Justiça a todo o cidadão”, destacou Bosco Saraiva.
 
O presidente da Casa Legislativa não poupou elogios ao homenageado, ao explicar que a Medalha de Ouro ‘Cidade de Manaus’ é a mais alta condecoração da CMM, em reconhecimento ao valor dos que prestaram ou prestam relevantes serviços à população. “Agora é chegada a vez da CMM prestar a homenagem e fazer Justiça a esse homem justo, no cumprimento das leis do Estado a todo cidadão. O banzeiro do rio Madeira aplaude Chicão”, disse ele referindo-se ao rio que banha a cidade de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus), onde Francisco Cruz nasceu, há 55 anos.

Bosco Saraiva também lembrou que em 2012, ‘Chicão’ foi reconduzido ao cargo de procurador geral do Estado para a gestão 2012 a 2014, pelo governador Omar Aziz, após já ter sido o mais votado e figurado três vezes consecutivas na lista tríplice para o cargo em administrações anteriores e ter sido preterido para a função. “Mas a adversidade nos faz crescer via de regra. O mérito vem sendo reconhecido desde 2010 pelo governador Omar Aziz, pondo fim à mesquinharia”, disse.
 
“O Chicão, como nós o conhecemos, está há 27 anos trabalhando arduamente no Ministério Público do Amazonas. Nascido no município de Humaitá, Francisco Cruz tem prestado relevantes serviços à Justiça do nosso Estado. Agora a Câmara Municipal de Manaus tem a honra de prestar essa grande homenagem a esse profissional que não mede esforços para garantir o cumprimento das leis em nosso Estado e a justiça a todo o cidadão”, destacou Bosco Saraiva.

Francisco Cruz agradeceu a homenagem. Lembrou, que quando chegou a Manaus para estudar, sempre passava pela Câmara Municipal, no Centro, onde ouvia os discursos do vereador, à época, Fábio Lucena, em tom filosófico e depois enveredando para os problemas da cidade. “E hoje me vejo na Casa, sendo homenageado”, disse.

O homenageado também manifestou sua esperança nas pessoas que trabalham para construir um Brasil melhor. “A cidade está com outra cara e temos um governador que chega no horário em seus compromissos. Isso é respeito com a nossa gente, com o cidadão. Isso é dizer que a sociedade merece respeito. Tenho a crença que esse País será sempre melhor”, enfatizou, encerrando seu discurso com a citação de parte da música de Gonzaguinha “Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz…”.

Ao falar em nome dos vereadores, Elias Emanuel (PSB) lembrou que no início de carreira, como repórter, pode entrevistar ‘Chicão’ várias vezes por causa das crises no sistema penitenciário. Elias disse também que não era à toa que a homenagem ocorria dia 13 de dezembro, dia que se comemora Santa Luzia e que com o olhar divino, apesar das dificuldades, possa sempre abrir os olhos, sempre com lucidez, em prol do Amazonas. Elias Emanuel disse desejar, que com o aumento do número de vagas no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o homenageado possa assumir uma vaga de desembargador Pleno.

Representando o governador Omar Aziz, o vice-governador José Melo (PROS), por sua vez, destacou o conhecimento jurídico de Francisco Cruz, desde Humaitá, passando por Parintins, até Manaus. “Profissional independente, pagou o preço dessa ousadia, pois o direito que agora assegura para os outros lhe foi negado. Mas a Justiça veio e hoje honra o Ministério Publico”, argumentou.
Segundo ele, com Francisco Cruz o Ministério Público expande seus serviços, chegando aos mais distantes rincões. “Em nome do governador Omar Aziz e em meu nome pessoal, agradeço a Deus pela existência do Chicão”, disse Melo.

O vice-governador ressaltou, também, os resultados divulgados pelo Instituto de Pequisa Ibope, que destaca o governador Omar Aziz como o governador mais bem avaliado do Brasil. “O mais bem avaliado e o que inspirou mais confiança no seu povo”, disse ele, ao acrescentar que ‘Chicão’, ainda tem uma grande estrada a trilhar. “Quem sabe em outras plagas”.

O homenageado

Francisco das Chagas Santiago da Cruz ingressou no Ministério Público em julho de 1985. Atualmente cumpre o seu segundo mandato de Procurador de Justiça do Estado do Amazonas. É titular da 21ª Procuradoria de Justiça com assento junto às Câmaras Reunidas do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Oficiou nas Comarcas de São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro, Humaitá e Parintins. Como membro do Conselho Superior do Ministério Público já foi indicado em eleição direta pela classe para compor o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Exerceu os cargos de Procurador-Geral Adjunto do Município de Manaus, de Secretário Executivo de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de Coordenador do Sistema Penitenciário Estadual.

Foi agraciado com a Medalha do Grande Mérito Legislativo e Ruy Araújo pela Aleam. Distinguido com a Comenda do Pacificador pelo Comando Militar da Amazônia. Recebeu a Medalha do Mérito do Judiciário e do Conselho Nacional de Procuradores.

Artigo anteriorDetran/Am vai suspender mais de 2 mil CNHs, diz Leonel Feitoza
Próximo artigoMotorista tenta fazer retorno e acaba provocando acidente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui