

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) definiu hoje, quinta-feira (07), no plenário da Casa, os últimos acertos sobre o horário eleitoral gratuito, com representantes das emissoras de rádio e TV e com correligionários dos partidos que disputarão as eleições deste ano. A propaganda gratuita, que começa a ser veiculada a partir do próximo dia 19 deste mês, terá veiculação específica dependendo do cargo ao qual o candidato concorre.
Nas terças, quintas e sábados, por exemplo, serão veiculadas propagandas dos candidatos à presidência da república e deputados federais. Já nas segundas, quartas e sextas-feiras, o horário político gratuito será destinado aos candidatos ao governo do Estado, Senado e deputados estaduais. Na reunião foram acertados ainda questões como tempo de TV/rádio e a ordem de veiculação da propaganda de cada partido
político ou coligação.
“Coube à nossa coligação PROS 90 Fazendo Mais por Nossa Gente, o tempo de 6,41 minutos por dia. No primeiro programa, serei o terceiro a apresentar as propostas, mas a partir da ordem de veiculação sorteada para o primeiro dia, há um sistema de rodízio para os dias subsequentes, iniciando a programação pelo segundo sorteado e assim sucessivamente”, explicou o candidato à reeleição ao governo do Amazonas, José Melo, que está em campanha pelo interior.
A propaganda eleitoral, em rede, será veiculada no rádio e na televisão em dois períodos diários de 50 minutos cada, exceto aos domingos, sendo que às segundas, quartas e sextas, para a eleição de governador (20 minutos), deputado estadual (20 minutos) e senador (10 minutos), e às terças, quintas e sábados, para a eleição de presidente (25 minutos) e deputado federal (25 minutos).
Já na modalidade de inserções, os partidos e coligações terão trinta minutos diários, inclusive aos domingos, para utilizarem na campanha dos postulantes a presidente, governador, senador, deputado federal e estadual, para serem usados ao longo da programação das emissoras entre 8h e 24h (horário de Brasília).