TRE-RO resolve impasse e PSDB tem candidato único ao governo

Ex-senador Expedido Junior, candidato do PSDB/Foto: Divulgação
Ex-senador Expedido Junior, candidato do PSDB/Foto: Divulgação
Ex-senador Expedido Junior, candidato do PSDB/Foto: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) rejeitou a candidatura de Ahgair Alves de Araújo, conhecido como Dr. Alves (PSDB) ao governo do Estado. A decisão solucionou impasse criado, uma vez que os tucanos tinham dois candidatos ao mesmo cargo.

Dr. Alves não teve o nome aprovado em convenção partidária, como determina a legislação eleitoral. Mesmo assim, ele fez o registro da sua candidatura. Ao mesmo tempo, o PSDB lançou Expedito Júnior para disputar a eleição.


No seu pedido, o candidato alegou que havia discordância entre os filiados em relação à escolha de Expedito para a disputa do cargo de governador. De acordo com a determinação do juiz Federal Dimis da Costa Braga, emitida no último domingo, não cabe à Justiça Eleitoral “examinar os critérios internos pelos quais os partidos e coligações escolhem os candidatos que irão disputar as eleições”.

Nesta semana, o TRE-RO aceitou o pedido de registro de candidatura de Expedito Júnior, que era constatado por conta do período de ilegibilidade do tucano. Júnior foi condenado pelo TRE rondoniense em 2009 e teve cassado seu mandato de senador. Assim, foi obrigado a ficar oito anos fora de qualquer disputa eleitoral pelo crime de compra de votos que, segundo a denúncia, aconteceu em 2006.

Com a determinação, cinco candidatos disputam o governo de Rondônia. Confúcio Moura (PMDB), que busca a reeleição, Jaqueline Cassol (PR), Padre Ton (PT), Pimenta de Rondônia (Psol), além de Expedito Júnior (PSDB).

Artigo anteriorCom Ato Público mulheres comemoram avanços de oito anos da Lei ‘Maria da Penha’
Próximo artigoColigação PROS-90 é a terceira a se apresentar no horário eleitoral gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui