Com um efetivo de 1.100 pessoas Polícia Civil fará segurança das eleições no AM

Delegado Emerson Negreiross, da Polícia Metropolitina
Delegado Emerson Negreiross, da Polícia Metropolitina
Delegado Emerson Negreiross, da Polícia Metropolitina

A Polícia Civil do Amazonas se fará presente em todo e Estado para garantir a segurança da população, durante o pleito eleitoral do segundo turno das eleições majoritárias, que ocorre no próximo domingo (26), com um efetivo de 1.100 Policiais Civis, entre Delegados, Investigadores e Escrivães de polícia convocados, dos quais 600 atuarão na capital e 500 nos municípios do interior.

Os Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) funcionarão regularmente e uma Central de Procedimentos será montada no Juizado Especial, no campus da Universidade Nilton Lins, na Zona Centro-Sul, para realizar autuação de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO’s) de toda a capital, referente a crimes eleitorais e de forma supletiva à atuação da Polícia Federal.


O Diretor de Polícia Metropolitana (DPM), Delegado Emerson Negreiros, destaca que a segurança contará com o suporte aéreo do helicóptero da instituição. “O Grupamento de Operações Aéreas fará patrulhamento sobrevoando todas das zonas da capital e ainda dos municípios da Região Metropolitana. A aeronave poderá ser acionada, conforme a necessidade, para dar apoio às operações policiais ou ocorrências”, reforçou.

Segurança no interior

Nos municípios onde não existem bases da Polícia Federal, a Polícia Civil atuará de forma supletiva e deverá fazer diretamente a apuração dos casos que envolvam crime eleitoral, seja por meio de diligências preliminares ou instauração de inquérito policial, conforme o parágrafo único do Artigo da 2º Resolução do TSE nº 23.396/2014 e TSE – CTA 6656/MG.

Ainda em atuação supletiva, a Polícia Civil possui as mesmas restrições da Polícia Federal, onde poderá instaurar inquérito policial para apurar crimes eleitorais mediante requisição do Ministério Público Federal ou da Justiça Eleitoral, a não ser que haja prisão em flagrante, como determina o Artigo 8º da Resolução do TSE nº 23.396/2014 e TSE –CTA 6656/MG.

Operação “Lei Seca”

Com o objetivo de prevenir possíveis acidentes de trânsito causados pelo consumo de bebida alcoólica e evitar violências de modo geral no período da eleição, a Polícia Civil do Amazonas vai deflagrar no próximo sábado (25), das 22h até 18h de domingo (26), a operação “Lei Seca”, que consiste na fiscalização dos estabelecimentos comerciais, bares e lanchonetes de Manaus.

A medida obedece a Portaria nº 001/2014 e a Portaria Externa 001/2014/SSP, assinadas, em setembro deste ano, pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que proíbe a venda de bebidas alcoólicas durante o pleito eleitoral.

Cerca de 300 Policiais Civis vão participar da operação que ocorrerá em todas as regiões da cidade, e contará com o apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), que cederá equipes para dar apoio em cada zona da cidade.

A concentração para o início da operação ocorrerá às 21h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), situado na avenida André Araújo, ao lado do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul.

Artigo anteriorAécio Neves tem 9,2 pontos na frente de Dilma, diz ISTOÉ/Sensus
Próximo artigoMoradores da Cachoeirinha pagam “vento por água”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui