Comissão vai ampliar fiscalização e transparência do processo eleitoral

Foto: Divulgação

Para ampliar a transparência e a segurança das etapas de preparação e realização das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa a contar com um órgão especializado. A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) foi instituída pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso.


O intuito da Comissão é aumentar a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral, contribuindo, assim, para resguardar a integridade das eleições. A CTE atuará em duas etapas: na primeira, analisará o plano de ação do TSE para a ampliação da transparência do processo eleitoral. Na segunda, acompanhará e fiscalizará as fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria do processo eleitoral, podendo opinar e recomendar ações adicionais para garantir a máxima transparência.

Barroso lembrou que no dia 4 de outubro, a partir da 14h, o TSE fará a abertura do ciclo de transparência eleitoral, a um ano das Eleições de 2022. Integram a comissão representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação e representantes da sociedade civil.

Artigo anteriorBase Arpão apreende mais de 700 kg de pescado ilegal em embarcação
Próximo artigoPrefeitura alerta contribuinte que 6ª parcela do IPTU 2021 vence nesta quarta-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui