Como deixar o celular mais seguro para crianças usarem

É necessário controlar o que seus filhos consomem no smartphone - Foto: Divulgação
As crianças estão mais tempo em casa por conta da pausa que diversas escolas tiveram de aderir por conta do coronavírus, e os pais buscam maneiras de entretê-las em segurança.
Os aparelhos eletrônicos, principalmente os celulares, tomam grande papel dentro da rotina de brincadeiras. E, para que as crianças possam consumir um entretenimento seguro, é necessário que os pais controlem o acesso delas à internet dentro dos smartphones. Confira algumas maneiras de manter a segurança dos filhos no celular.
Nova conta no aparelho
Com essa ferramenta própria dos aparelhos Android, é possível fazer com que a criança brinque em um aparelho completamente “novo”, em uma conta secundária própria para ela, onde não é possível acessar fotos, contatos e aplicativos habituais do celular. Para ativar essa alternativa, é preciso seguir os seguintes passos:
Vá até o app “Configurações” do seu Android. Procure o tópico “Usuários” (também aparece como “Geral” ou “Dispositivo” em alguns aparelhos). Clique em “Adicionar usuário” (ou “+ Perfil”).
Depois de selecionar “Adicionar”, escolha a opção “Perfil Restrito”. Dessa maneira, é possível configurar com quais aplicativos e funções a criança vai poder brincar no aparelho.
Nessa opção, o app da loja Google Play é bloqueado, ou seja, também não será possível ter acesso a download de novos apps.
Netflix e YouTube Kids
Essas são as duas maiores empresas de audiovisual com conteúdos diversos, inclusive para crianças. Pensando nesse público, que vem consumindo cada vez mais vídeos e filmes, lançaram um espaço infantil que filtra conteúdos disponíveis.
No caso do YouTube, é necessário baixar o app YouTube Kids e preencher todas as informações pedidas pelo app. Na Netflix, basta escolher a opção ou até transformar uma conta normal em Kids. Dessa forma, os títulos vão variar entre animações e longas com classificação livre.
Dinner Time Plus
O aplicativo Dinner Time Plus tem o objetivo de conectar digitalmente pais e filhos na hora do entretenimento. A aplicação é gratuita e não oferece nenhum produto para compra dentro do próprio sistema.
Com o app, é possível controlar os gadgets das crianças em tempo real, bloquear os dispositivos, acompanhar o que está sendo feito dentro do aplicativo e estabelecer um tempo-limite de uso.
Lembrando que medidas de segurança para proteger o aparelho de danos externos também devem ser tomadas. Se uma criança o estiver utilizando, é aconselhado o uso de capa e película, além de ter um seguro para Samsung, Apple ou específico para qualquer que seja a marca do celular.

Artigo anteriorUnidades de saúde estão irregulares em Guajará
Próximo artigoJoelson Silva confirma presença de senadores em audiência pública na CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui