Compromisso de Ricardo Nicolau é com a saúde, geração de empregos e segurança pública

Plano de governo de Ricardo Nicolau firma compromissos com a população - foto: Marcelo Cadilhe / Vanda Cadilhe

Documento formaliza os compromissos da coligação ‘Nós, o Povo’ com a gestão do Amazonas no período entre 2023 a 2026.

O plano de governo do candidato ao governo pela coligação ‘Nós, o Povo’ (Solidariedade/PSB), Ricardo Nicolau, e a sua vice, professora Cristiane Balieiro, firma compromissos para tirar o Amazonas do fundo do poço.

Ao longo de 18 páginas, o documento prioriza mudanças de gerenciamento na saúde para melhorar o atendimento em hospitais públicos, ações para gerar emprego como a defesa e ampliação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), além de modernizar o sistema de segurança.

No texto, Ricardo Nicolau propõe uma nova forma de governar, com competência administrativa e respeito pelas pessoas. O candidato aponta que os mesmos grupos políticos governam o Amazonas há 40 anos e não resolveram os principais problemas da população.

“A grande transformação que nós vamos fazer no estado começa pela política econômica, que deve estar bem. Alinhada para possibilitar o planejamento das ações do governo. Vamos trazer a administração do Amazonas para o século XXI. Por meio de um grande programa de gestão no Estado, vamos implementar a reforma administrativa com a modernização da máquina pública e a qualificação do pessoal, começando pela capacitação e especialização dos servidores públicos, essenciais na prestação de serviços para a população. Transparência, gestão de compras, eficiência e combate ao desperdício e à corrupção fazem parte desse novo processo”, diz um trecho do plano.

Melhor saúde do Brasil

O candidato firma compromisso com a população do Amazonas para transformar o cenário de caos em que se encontram os hospitais públicos em um dos melhores sistemas de saúde pública do Brasil. O plano de governo prevê a implantação do Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), com ambulatório de especialidades e exames, além de aumentar a infraestrutura da rede pública nas cidades do interior.

“Vamos aumentar a complexidade dos hospitais, melhorando a infraestrutura para que essas unidades tenham maior produtividade e capacidade de atendimento sem o paciente precisar sair de sua cidade. Além disso, vamos construir novos Hospitais de Referência nos municípios polos e disponibilizar Tratamento Fora de Domicílio Intermunicipal, permitindo que o paciente saia do município com atendimento marcado, passagem e estadia”, ressalta.

Na capital, o candidato propõe a construção de uma maternidade de alto risco na zona Leste com mais de 300 leitos; ampliar a maternidade Ana Braga e fazer ampliação das demais maternidades; elevar de 135 para 300 o número de leitos da Fundação Cecon, que atende pacientes com câncer.

Ainda como parte da reconstrução da saúde, Ricardo Nicolau propõe construir quatro Centros de Radiodiagnóstico em Manaus equipados com toda a infraestrutura laboratorial e exames de imagem, além de modernizar os centros cirúrgicos para diminuir o tempo e internação dos pacientes e, assim, aumentar eficiência das unidades.

“A maioria das cirurgias feitas no Amazonas é com a técnica convencional. O paciente que retira a vesícula por esse método leva três dias para receber alta. Na cirurgia por vídeo, usando essa tecnologia, o tempo de internação cai para 24 horas. Isso mostra que é possível fazer três vezes mais cirurgias tornando todo o processo mais eficiente.”

Segurança Pública

Para conter a onda de violência que assola o Amazonas com o crescimento de 52% do índice de mortes violentas, Ricardo Nicolau propõe usar a tecnologia como principal ferramenta de combate ao crime, valorizando os policiais e agentes da segurança pública, aliando policiamento ostensivo com ações sociais.

“Para melhorar a eficiência da malha de segurança do Estado é preciso investir em tecnologia, inteligência, valorização dos agentes e contratação por concurso de novos policiais. Nossa Polícia Civil será fortalecida com equipamentos, estrutura, serviços especializados e policiais preparados. Segurança também se faz com política social; com investimento em educação e no esporte para os jovens; na melhoria da iluminação pública. E tudo isso será feito em parceria com os municípios “, enfatiza.

Educação

Na educação, a coligação ‘Nós o Povo’ firma compromisso com os professores mantendo sempre aberto um canal de diálogo. Para melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas, a proposta é iniciação tecnológica em convênio com todas as prefeituras do Amazonas.

Nas escolas estaduais do Ensino Médio, a ideia é qualificar os adolescentes e jovens estudantes para o mercado digital com o novo reforço da rede de satélites da Star Link, do empresário Elon Musk, que vai oferecer internet de banda larga de alta velocidade 5G, em toda a Amazônia.

De acordo com Ricardo Nicolau, isso será feito por meio da oferta de equipamentos e treinamentos para que professores e alunos possam aprender com essa nova tecnologia.

“Como professora de língua portuguesa e literatura, eu sei todas as dificuldades que a educação tem e fazer parte deste momento me honra muito e me deixa forte para colocar o Amazonas no lugar que ele merece”, afirmou a candidata a vice, professora Cristine Balieiro.

Economia e defesa da ZFM

O plano de governo de Ricardo Nicolau enfatiza a defesa dos mais de 500 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Porém, o candidato propõe uma série de medidas econômicas que possam melhorar o ambiente de negócios no estado e, assim, atrair novas empresas para o Polo Industrial de Manaus (PIM).

O candidato defende investimento em infraestrutura portuária; Zoneamento Ecológico para o uso sustentável de recursos naturais para gerar emprego e renda no interior sem afetar o meio ambiente; criação de um polo petroquímico e de fertilizantes; desenvolvimento da Agricultura de Precisão que prevê a modernização da produção rural, ampliação do manejo florestal, além do incentivo ao turismo.

“Precisamos, urgentemente, diminuir a dependência da ZFM. 500 mil empregos estão, hoje, nas mãos do presidente de plantão. Desenvolvimento só fará sentido se levar oportunidades e renda para cada um dos amazonenses, em todas as regiões do nosso estado. As riquezas do Amazonas ficarão nas mãos do seu povo. A Nova Matriz Econômica vai levar emprego e renda para todo o estado”, pontuou.

Assessoria de Comunicação – Ricardo Nicolau

Fotos: Marcelo Cadilhe / Vanda Cadilhe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui