Comunicação e tecnologia na Amazônia serão tema de debate

Foto: Reprodução

A primeira edição do Margem – Encontro Amazônico de Comunicação, Cultura e Tecnologias ocorre nos dias 6 e 7 de dezembro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Centro. Promovido pelo Centro Popular de Comunicação e Audiovisual (CPA), o evento é gratuito e aberto ao público.


A programação do Margem oferecerá palestras, rodas de conversa e minicursos, proporcionando aos participantes uma experiência de imersão e reflexão sobre temas como infraestrutura de conexão, algoritmos, governança da internet, jornalismo local e desinformação ambiental. Allan Gomes, coordenador do CPA, destaca a relevância dos debates propostos pelo Margem diante das transformações nas tecnologias digitais na região amazônica e dos desafios impostos pelo aquecimento global.

“O uso das tecnologias digitais está passando por mudanças nos territórios amazônicos, seja pela chegada de projetos governamentais ou de empresas privadas que oferecem novas formas de conexão. Ao mesmo tempo, esse ano estamos sofrendo com o aquecimento global, um tema central na desinformação alavancada digitalmente. Precisamos dialogar sobre essas mudanças”, afirma.

Um dos destaques do encontro é o minicurso “Desinformação Socioambiental e Climática – A Solução Vem do Território”, ministrado por Lori Regattieri, doutora em Comunicação e fundadora da plataforma parceira do evento Eco-mídia, Thiane Neves, ativista de Belém/PA e pesquisadora da UFBA, e Jéssica Botelho, diretora e pesquisadora do CPA. A proposta do minicurso é abordar estratégias de enfrentamento da desinformação, especialmente em relação às mudanças climáticas, considerando a realidade amazônica.

Artigo anteriorBoxes construídos irregularmente em área pública no Cidadão Manauara são demolidos
Próximo artigoEmbrapii está participando da ExpoAmazônia 2023 e incentiva à inovação no Norte do Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui