Início Amazonas Comunidade Boca do Mamirauá recebe visita técnica para implantação da pesca esportiva

Comunidade Boca do Mamirauá recebe visita técnica para implantação da pesca esportiva

Foto: Emerson Martins/Sepror
PUBLICIDADE

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizaram, na quinta-feira (25/11), uma visita técnica na comunidade Boca do Mamirauá, localizada na zona Rural do município de Uarini (a 565 quilômetros de Manaus).

Na visita, foi alinhada com os representantes da comunidade a realização do curso “Formação de Guias de Pesca esportiva e Iniciação à Pesca Esportiva”, e o apoio ao ordenamento pesqueiro, para que o local seja preservado, e o auxílio na criação do plano de ação para organizar a pesca esportiva na região.

O secretário executivo de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, afirma que essa iniciativa tem a finalidade de alinhar sustentabilidade com o desenvolvimento econômico, além de buscar atender aquele ribeirinho mais distante, por meio de assistência, fomento, capacitação, visando a geração de renda.

PUBLICIDADE

“A previsão é de que os cursos de formação sejam ministrados em janeiro do próximo ano, profissionalizando a atividade pesqueira. Esse turismo de base comunitária é fundamental para o desenvolvimento dessa região”, ressalta Leocy.

Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá, a comunidade possui 26 famílias, abrangendo aproximadamente 80 pessoas. As atividades que se destacam são a agricultura e pesca, buscando também, aderir ao turismo.

Foto: Emerson Martins/Sepror

“Atendemos as comunidades da RDS para que elas possam criar seus projetos, visando gerar renda na localidade. Vimos o potencial que a Boca do Mamirauá possui para o turismo. Com esse projeto de implantação da pesca esportiva, também buscamos levar para as outras comunidades”, ressaltou Raimundo Romaine, gerente da unidade de conservação da Sema.

De acordo com o presidente da comunidade, Tito Cavalcante, o apoio do Governo do Amazonas para a criação desse plano de ação da pesca esportiva é de suma importância para o desenvolvimento da Boca do Mamirauá.

“A comunidade possui uma pousada para atender os turistas, também tem toda a diversidade da fauna e a culinária regional. Estamos buscando ampliar nossa economia. Agradeço ao Governador Wilson Lima pelo carinho e o respeito que ele possui por nós ribeirinhos”, finalizou.

Sementes – A comunidade também recebeu, no início do segundo semestre deste ano, um kit de apoio à agricultura familiar, composto de diferentes tipos de sementes de hortaliças, frutas e grãos, para a retomada das atividades produtivas, afetadas pela pandemia e pela cheia histórica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

error: Conteúdo bloqueado!