Mesmo sendo uma estação típica de folhas secas e mudanças no clima, algumas espécies se mantêm floridas
Cada estação do ano possui suas particularidades. As temperaturas mais amenas, as folhas secas pelos chãos e a formação de nevoeiros e geadas em lugares com maior altitude são características específicas do outono, por exemplo.
O outono de 2020 começa ainda em março (20) e vai até junho, sendo substituído pelo inverno. Devido à transição do clima e às mudanças nas temperaturas, as plantas de verão finalizam seu ciclo de florescimento. No entanto, existem espécies mais adaptadas ao frio que podem contribuir para deixar os dias mais floridos dentro e fora de casa.
Confira abaixo quatro plantas que dão flores no outono e podem ser facilmente encontradas em uma floricultura, para decorar o ambiente ou presentear alguém.
Begônia
Conhecida como “flor do outono”, a begônia é ideal para o cultivo nessa estação, pois necessita de um clima mais ameno para crescer mais bonita e saudável. No entanto, quando bem-cuidada, pode florescer durante todo o ano.
É uma flor mais delicada, colorida e pequena, ótima para decorar a casa e trazer mais vida aos ambientes.
Camélia
Ela floresce entre o outono e o inverno e, por ser originária do Japão, está mais acostumada aos climas mais frios — característica dessas estações. Sua folhagem verde é conservada por todo o ano.
Gérbera
Para manter um aspecto saudável e bonito, é recomendado retirar as folhas murchas de forma regular, pois, quando bem plantadas, costumam durar de duas a cinco semanas.
Amor-perfeito
Dicas de cultivo
Quem deseja cultivá-las em um jardim próprio precisa atentar-se a algumas recomendações e cuidados especiais em cada estação.
O período de outono e inverno é o ideal para podar e fazer a manutenção necessária no jardim, como remover folhas e galhos secos, adubar e realizar podas educativas, que buscam nortear o crescimento e fortalecer as plantas, entre outros.