

A Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) aprovou, hoje, sexta-feira, o prjeto de lei apresentado pelo governo para a criação do banco de desenvolvimento dos Brics (grupo formado por Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul), que vai servir como fundo de US$ 100 bilhões para projetos de infraestrutura nos países, de acordo com informações da agência oficial russa, tirando um pouco do domínio do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a região.
A previsão é de que o banco de desenvolvimento esteja funcionando até o final de 2015, de acordo com o Ministério de Finanças da Rússia. O país concordou em fornecer US$ 2 bilhões do orçamento federal para a instituição ao logo dos próximos sete anos.
Segundo a agência oficial, o país terá três níveis de governança corporativa. O conselho fará sua primeira reunião no país europeu, em abril.
O banco de desenvolvimento dos Brics terá sede em Xangai, na China. A Índia terá o primeiro presidente – cargo que passará para cada país de cinco em cinco anos -, enquanto o Presidente do Conselho de Administração será brasileiro.(Terra)