Parceria entre Exército e Governo do AM é ressaltada em cerimônia no CMA

Henrique participa de solenidade no CMA/Foto: Herick Pereira
Henrique participa de solenidade no CMA/Foto: Herick Pereira
Henrique participa de solenidade no CMA/Foto: Herick Pereira
Henrique Oliveira, em solenidade no CMA/Foto: Herick Pereira
Henrique Oliveira, em solenidade no CMA/Foto: Herick Pereira

Na manhã de hoje, sexta-feira (20), o governador, em exercício, Henrique Oliveira, participou, da cerimônia de comemoração dos 70 anos da Batalha de Monte Castelo, durante a Segunda Guerra Mundial, e ressaltou a importância do Exército Brasileiro na proteção da Amazônia, e na parceria entre Forças Armadas e Governo do Amazonas, na realização de ações, principalmente, no interior do Estado.
A cerimônia aconteceu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e contou com a presença de autoridades civis e militares, como o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Graça Figueiredo, e o comandante militar da Amazônia, general Teophilo Gaspar de Oliveira. Na ocasião, foram homenageados ex-militares combatentes que residem no Amazonas.


De acordo com o governador, a cerimônia foi duplamente significativa, uma vez que o seu pai foi um dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que atuou na tomada de Monte Castelo, no norte da Itália, em combate entre as forças aliadas e o exército alemão. “É uma homenagem dupla, já que meu pai esteve em combate há setenta anos, com 17 anos de idade, representando a equipe da Marinha naquela época e hoje eu estou aqui como governador em exercício”.

Henrique Oliveira destacou, também, a importância do trabalho em conjunto entre Exército e Governo do Estado, tanto na preservação da floresta e manutenção da segurança das fronteiras, quanto na realização de ajudas humanitárias, com o envio de médicos e suprimentos para comunidades isoladas do Estado.

Ele, também, ressaltou que o Governo do Amazonas pretende firmar, com o Ministério da Defesa, um convênio, financiado por meio do Fundo Amazônico, para a compra de quatro helicópteros, modelo Chinook C47, que tem capacidade para transportar até cem pessoas e poderá ser usado no atendimento de populações atingidas pela cheia, por exemplo. “Essas aeronaves serão adquiridas por meio de leasing, pelo Governo do Estado, e ficarão a disposição”, explicou o general Teophilo.

O governador, em exercício, afirmou que a parceria será discutida com o ministro da Defesa Jaques Vagner, que fará uma visita ao Estado em março. Ele também afirmou que o Governo pretende aumentar o número de parcerias com o Exército para a realização de obras. “Vamos aproveitar o batalhão de engenharia para firmarmos parcerias e construirmos estradas. O Exército Brasileiro tem expertise nesse sentido e a gente não pode dispensar essas parcerias”.

Batalha de Monte Castelo – A Batalha de Monte Castelo aconteceu no final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha durou três meses, e acabou no dia 21 de fevereir de 1945, quando ocorreram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras.

Artigo anteriorCongresso russo ratifica criação do banco de desenvolvimento dos Brics
Próximo artigo‘Vale Futebol’ vai incentivar a volta do torcedor aos estádios, diz Alessandra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui