Conheça os animais que podem proteger sua horta e seu jardim

Foto: Reprodução

Há espécies que podem controlar pragas, contribuir para a fertilidade do jardim e nutrir a terra

Insetos estão na lista de maiores medos de muita gente, e um impulso comum é matá-los quando encontram algum por acharem que esses bichos são danosos para as plantas da casa. Mas, em especial no caso de quem tem jardim, esses pequenos animais deveriam ser bem-vindos e desejados. Isso porque eles têm um papel importante para a vida e a saúde da flora – da polinização à saúde da terra.

Alguns deles são tão necessários que sua exterminação pode causar o fim de uma plantação, já que a existência desses animais positivos para as plantas pode controlar também a população de outras espécies que realmente oferecem perigo por se alimentar em grande quantidade de folhas e frutos. Quando o controle populacional está equilibrado, até mesmo o uso de venenos pode ser suspenso.

Saiba quais são as espécies aliadas do bem-estar dos jardins!

Aranha

As aranhas estão no topo da cadeia alimentar dos insetos e são as maiores responsáveis por comer pragas prejudiciais. A maioria delas não apresenta perigo algum ao ser humano, mas, mesmo assim, é aconselhável ter cautela e evitar manejar mesmo as menores.

Percevejo

Outro importante inseto predador é o percevejo. Apesar de minúsculos, eles se reproduzem rapidamente criando grupos numerosos que se alimentam, em especial, de pestes pequenas, como pulgões que enfraquecem as folhas e formigas que comem caules, podendo levar a planta à morte.

Abelha

Essas incansáveis trabalhadoras prestam um serviço essencial para quem quer um jardim fértil e cheio. Quando elas pousam nas flores para se alimentar do néctar, acabam carregando em seus corpos pólen. Como vão de uma flor a outra, fazem o processo de reprodução acontecer e novos brotos surgem.

Em grande parte do tempo, esses animais não costumam atacar e, portanto, não devem ser temidos. Mas, no caso de enxames e colmeias muito grandes, não é recomendado atear fogo ou tentar exterminar a população. Nesse caso, os Bombeiros devem ser acionados para fazer a retirada segura das abelhas.

Joaninha

Apesar de parecerem pequenas e fracas, elas consomem cerca de 200 pulgões por dia, além de larvas e ácaros, que fazem mal aos vegetais e também podem provocar problemas respiratórios em seres humanos. Elas embelezam o jardim e contribuem para a saúde de todos, por isso devem ser mantidas.

Minhoca

Há diversas floriculturas em Guarulhos, Curitiba e Manaus, por exemplo, que vendem mudas em vasos. Quando se compra plantas nesse formato pode acontecer de minhocas virem junto, e esse é um indicador de boa terra. Quem adquirir um vaso com com o invertebrado dentro deve realocá-lo no jardim, porque os caminhos que elas fazem no solo permitem que o ar circule melhor e a água da chuva penetre com facilidade. Além disso, as minhocas são responsáveis pela produção de húmus – matéria composta de fezes, decomposição de animais e restos orgânicos de plantas –, que é extremamente nutritivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui