Consumo de gás natural tem alta de 14% no Amazonas

São 54 empreendimentos em operação com o combustível/Foto: Divulgação

O volume de gás natural comercializado no Amazonas aumentou 14% em janeiro, em comparação com o mês anterior. Foram distribuídos 4.158.926 m³/dia para termoelétricas, indústrias, comércios, postos de combustível e residências, que somam 184 unidades consumidoras. No mesmo período, o crescimento registrado no segmento comercial foi de 31%.


Com a oferta do gás natural nas regiões do Conjunto Vieiralves e do bairro Adrianópolis, estabelecimentos como restaurantes, lavanderias e hotéis impulsionaram o consumo para 1.892 m³/dia em janeiro. São 54 empreendimentos em operação com o combustível, que proporciona economia aproximada de 40%, além da praticidade de um fornecimento contínuo, via gasoduto.

No mesmo período, o crescimento registrado no segmento comercial foi de 31%/Foto: Divulgação

Há quase dois anos usufruindo do gás natural, o proprietário da Lavanderia Atlanta, localizada na rua Pará, Michel Arakian, relatou que o benefício vai além da economia ao negócio. “O gás natural vem mais limpo, agride menos as fibras das roupas. O custo-benefício passou a ser maior”, disse. Na lavanderia, o gás é utilizado em secadoras.

O segmento industrial, composto por 40 empresas, segue como maior consumidor do mercado não termelétrico do Estado do Amazonas, tendo registrado em janeiro o volume de 94.641 m³/dia. Nos postos, o consumo de Gás Natural Veicular (GNV) no período totalizou 11.157 m³/dia, enquanto nas residências o volume comercializado foi de 50 m³/dia.

As obras da Cigás para expansão da rede de distribuição continuam em andamento e a previsão para os próximos meses é interligar mais 759 unidades consumidoras, entre elas residências (em condomínios verticais), comércios e indústrias.

Gás Natural em Coari – A Usina Termoelétrica de Coari recebeu esta semana inspeção operacional e testes da linha interna e da estação, que já está pressurizada para o consumo do gás natural. A usina possui capacidade de abastecimento para 143 mil m³/dia e deverá entrar em operação após etapa de testes.

Artigo anteriorSefaz promove treinamento para execução de emendas impositivas da LOA
Próximo artigo“Cidadania Express” fará emissão de documentos em Novo Airão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui