TCEAM
Início Amazonas Convenções partidárias para as Eleições 2026 começam em 20 de julho

Convenções partidárias para as Eleições 2026 começam em 20 de julho

Foto: Reprodução

As convenções partidárias, etapa que marca a oficialização das candidaturas para as Eleições 2026, começam no próximo dia 20 de julho e seguem até 5 de agosto. Nesse período, partidos políticos e federações definirão os candidatos que disputarão os cargos em eleição, além de deliberarem sobre a formação de coligações para as eleições majoritárias.

As regras estão previstas na Resolução TSE nº 23.609/2019, atualizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nas federações partidárias, as convenções ocorrem de forma unificada, com a participação dos partidos que possuem direção partidária na respectiva circunscrição.


A legislação permite que as convenções sejam realizadas de forma presencial, virtual ou híbrida. Nos encontros remotos, a presença dos participantes pode ser comprovada por assinatura eletrônica, registro de áudio e vídeo ou outros mecanismos capazes de identificar os convencionais e validar as deliberações.

Os partidos também podem utilizar gratuitamente prédios públicos para realizar as convenções, desde que comuniquem o responsável pelo espaço com pelo menos uma semana de antecedência e assumam a responsabilidade por eventuais danos.

Ao final de cada convenção, deve ser elaborada uma ata com as decisões tomadas, incluindo a relação dos candidatos escolhidos, eventual formação de coligações e demais informações exigidas pela Justiça Eleitoral. O documento, juntamente com a lista de presença, deverá ser enviado por meio do Sistema de Candidaturas (CANDex) e publicado no DivulgaCandContas, integrando o processo de registro das candidaturas.

A legislação ainda prevê que deliberações de convenções partidárias poderão ser anuladas pelo diretório nacional do partido ou da federação caso contrariem diretrizes estabelecidas previamente, assegurados o contraditório e a ampla defesa.

Artigo anteriorPSD abre mão do pedido de fiscalização contra o Instituto Veritá e processo pode ser extinto pela Justiça
Próximo artigoApós divulgação de “cartinha do pai sentenciado”, Moraes proíbe Flávio Bolsonaro por 90 dias sem visitas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.