Convênio CNI/Apex vai beneficiar pequenos e micro empresários do AM

Fabricantes de doces serão beneficiados/Foto: Divulgação
Fabricantes de doces serão beneficiados/Foto: Divulgação
Fabricantes de doces serão beneficiados/Foto: Divulgação

Pequenos e micro empresários amazonenses dos setores de alimentos, bebidas, cosméticos, moda, móveis, madeira, metal mecânico e tecnologia da informação, poderão ser beneficiados pelo convênio firmado entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação (Apex), no valor de 10,2 milhões.

Coordenado pelo Centro Internacional do Amazonas (CIN-AM) no Estado, o convênio contemplará as empresas que apresentarem projetos voltados a atração de investimentos estrangeiros. As inscrições já estão abertas para receber propostas e os empresários interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato com a equipe do CIN-AM pelos telefones (92) 3186-6511, (92) 3631-0899, email: [email protected] ou na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.


Segundo o gerente executivo do CIN-AM, Marcelo Lima, os empresários precisam apresentar projetos para que os recursos sejam aprovados. “Não existe um limite de recursos para cada Estado. Os valores serão aprovados à medida que os projetos forem autorizados. Cada Estado receberá de acordo com os projetos aprovados”, disse.

Os R$ 10,2 milhões serão aplicados em projetos de promoção comercial e atração de investimentos , até o ano de 2016. A finalidade da iniciativa é a internacionalização das pequenas e médias empresas.

“O objetivo é ajudar na promoção de ações conjuntas para a atração de investimentos estrangeiros. Nada mais é do que uma forma de apoiar as pequenas e médias empresas, desde aquelas que estão iniciando o processo de exportação até as que necessitam de acompanhamento”, destacou.

De acordo com informações da CNI, nos últimos dois anos, a parceria já beneficiou 800 empresas, ajudando a fechar negócios da ordem de US$ 73 milhões em todo o Brasil. Esse já é o quarto acordo do tipo entre CNI e Apex e a parceria iniciou no ano de 2008.

Histórico

A cooperação entre a CNI e a Agência começou em 2008. Desde lá foram assinados três convênios parecidos com o atual, quando foram abertas Unidades de Atendimento da Apex-Brasil nas federações das indústrias. “O novo acordo significa uma renovação da cooperação em prol a expansão da capacidade de atuação dos empresários. Melhorando a capacidade de exportação, através de projetos para inserção internacional. Um ótimo projeto para empresários locais”, frisou o gerente executivo do CIN-AM.

A Apex

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos  atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Artigo anteriorRosi Matos cobra infraestrutura para os bairros da zona norte e leste
Próximo artigoEstatística mostra que número de jovens que concluíram o Ensino Médio cresceu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui