Com o fim do primeiro turno das eleições gerais, a militância, coordenação de campanha do Lula no Amazonas, parlamentares, direção dos diretórios municipal e estadual, militância entraram em campo na intenção de ampliar a votação Pró-Lula obtida em mais de 95% municípios do Estado e criar força tarefa para reverter o resultado em Manaus.
Para o tesoureiro do PT-Amazonas, Thiago Medeiros, mesmo no primeiro turno os candidatos a cargos não majoritários estando ocupados com suas campanhas pessoais e, em muitos casos, não se envolvendo integralmente à campanha nacional, Lula foi vitorioso no Estado.
“Com o fim das campanhas estadual, todas as forças estão concentradas na campanha do ex-presidente Lula e de Eduardo Braga. Isso fez com que a militância se unisse, fosse para a ruas, para tentar minimizar ou virar positivamente a votação em favor de Lula, na capital”, destacou Thiago.
Coordenação de campanha
O pensamento é compartilhado pelo Coordenador da Campanha de Lula no Amazonas, Valdemir Santana. Em uma das manifestação de rua, Santana conseguiu levar mais de 700 veículos a participar da “Carreata da Esperança”, no aniversário de Manaus, dia 24 de outubro.
Valdemir Santana é apoiador da campanha de Lula e de candidaturas apoiadas por ele desde o primeiro momento e o motivo é um só. Foi nos governos de Lula e do PT, que o Amazonas foi ‘ultrabeneficiado’.
“Foram nos governos Lula e da Dilma, que o Polo Industrial de Manaus (PIM), chegou a ter mais de 150 mil empregos diretos. Hoje, à duras penas, não passa de 70 mil”, informa.
Santana lembra que neste período o trabalhador foi valorizado, atendido e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), respeitada. Além dos dois presidentes do PT, Lula e Dilma, garantirem a Zona Franca de Manaus até 2070, sem cortes, sem abalos, sem decretos bombas.
Apoios
“Tem muita gente preocupada com boatos sobre apoio e não apoio ou, mudança de apoio, sem observar a nossa maior luta, que é eleger Lula presidente do Brasil”, observou Santana, acrescentando que o objetivo de todos no Amazonas é dar a maior votação a Lula, tanto na capital, como no interior porque é o único que pode salvar o Amazonas do caos.
De acordo com Valdemir Santana, para os amazonenses, a vitória de Lula nestas eleições significa a permanência da ZFM, o aumento dos empregos e o desenvolvimento do Estado. “Isso é que importa para todos nós amazonenses e partidários do PT e de partidos aliados”, destaca Valdemir Santana.
Adesão à campanha
Tímida no primeiro turno, a campanha de lula cresceu em tamanho e em adesão. Prefeitos municipais, parlamentares, diretorianos, militância, apoiadores e comunitários começaram a dar volume ao movimento Pró-Lula nas ruas de Manaus e nos municípios do Estado.
Tudo em função do trabalho da Coordenação, aliada aos parlamentares, que estão vendo o material de campanha de Lula aparecendo, onde antes só se via a do adversário.