
A bolsa de aposta em torno da indicação de secretários ao governo José Melo e para a Superintendência da Suframa, continua ganhando volume e novos nomes. Os mais recentes comentários de bastidores dão conta de que o atual secretário de planejamento, Airton Claudino iria para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), indicado pelo senador eleito Omar Aziz e o governador José Melo ou permanece no cargo assim como está, mas quem anda com a bola cheia para ocupar pastas importantes, ainda continua sendo o ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB).
Serafim estaria optando pela Secretaria de Fazenda e a superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O que estaria delegando tanto poder ao ex-prefeito? Fontes indicam que é um alinhavar na base do PSB, que estaria compondo com a base da presidente Dilma e, com isso, exigindo cargos importantes em troca.
Diante da possibilidade de Serafim ficar com a Suframa, simpatizantes do seu partido começaram a promover um movimento interno na Superintendência, no sentido de desgastar a possibilidade da permanência do interino Gustavo Igrejas. Em janeiro de 2015, será aprovada uma lista tríplice, para ser levada ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Com a provável entrada de Serafim nessa lista, o PSB que apoiou Marina Silva (Rede Sustentabilidade/PSB) e também Aécio Neves (PSDB), pularia para o colo do PT da presidente Dilma Rousseff, sem nenhuma cerimônia.
No embaralhar das peças, o “auto-exonerado” da Suframa, Thomaz Nogueira, estaria ocupando um cargo de secretário adjunto do Governo Federal, dentro do Ministério dos Transportes para a região. Um prêmio para quem saiu desprestigiado da Suframa, recentemente.
Dando as cartas
Mas isso não é exatamente o que pensa a direção do Partido dos Trabalhadores (PT-AM), sobre Serafim Correa e muito menos sobre Thomaz Nogueira. De acordo com a direção do Partido, as discussões a respeito de cargos federais para a região, certamente vão passar pelo “aprovo” do governador José Melo, os senadores em mandato e o eleito Omar Aziz e a direção do PT no Amazonas.
Para o presidente da executiva do PT estadual, Valdemir Santana, “Thomaz Nogueira não conseguiu asfaltar nem as ruas do Distrito Industrial, quanto mais as estradas do Brasil e a BR 319”. Para o dirigente petista, com a chegada do Pros e do PSD à base aliada da presidente Dilma, o PSB tem tudo para ficar de fora da discussão.