Crianças do Gacc recebem nova etapa de atendimento fisioterapêutico

Médico d Daniel Xavier faz o atendimento às crianças do GACC/Foto: Divulgação
Médico d Daniel Xavier faz o atendimento às crianças do GACC/Foto: Divulgação
Médico d
Daniel Xavier faz o atendimento às crianças do GACC/Foto: Divulgação

O Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) realizou, ontem (05), mais uma etapa de atendimento fisioterapêutico para as crianças atendidas no Grupo de Apoio às Crianças com Câncer no Amazonas (Gacc), no bairro Dom Pedro, na zona Oeste de Manaus.

De acordo com o presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, que está à frente da ação voluntária e filantrópica, o atendimento vem sendo realizado de acordo com a necessidade de cada criança. “Todas as crianças que atendemos já passaram pro processos agressivos no tratamento contra o câncer. Além da quimioterapia, algumas tiveram membros amputados”, destacou.


A fisioterapia, de acordo com Daniel Xavier, é para melhorar a capacidade de movimento das crianças. “O trabalho ajuda para a retomada das atividades da vida diária deles, respeitando as dificuldades que eles ainda possuem por conta do tratamento”, afirmou.

No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo.

Atualmente, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Segundo o Inca, o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Artigo anteriorDuas apostas acertam as seis dezenas da Mega-Sena e levam R$-25 milhões cada uma
Próximo artigoEntidades querem regulamentação imediata para o transporte fluvial e pedem isenção do ICMS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui