Crimes de ameaça contra idosos registram crescimento em Manaus

Foto: Divulgação

Manaus – Entre janeiro e maio deste ano, a cada 24 horas, em média, seis idosos foram vítimas de ameaças e injúrias em Manaus. Relacionados a conflitos no ambiente familiar, os crimes registraram crescimento de 37,3% no período, na comparação com o ano passado. De janeiro a maio, a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), da Polícia Civil, registrou 964 ocorrências dos dois tipos de crime, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).


Segundo a delegada adjunta do Idoso, Ana Cristina, brigas de família estão na origem da maioria dos casos registrados na Delegacia. “Assim como nos demais crimes contra o idoso, infelizmente, na maioria das vezes o autor ou autora é algum familiar ou pessoa próxima da vítima”, afirma.

Para que esses casos não ultrapassem o campo da ameaça, e cheguem a uma possível agressão física ou outro tipo de violência mais grave, a autoridade policial indica que seja registrado um boletim de ocorrência. Com isso, a unidade policial aciona a rede de proteção, para uma assistência ao idoso, e pode abrir um inquérito para investigar a denúncia.

“O idoso deve procurar a delegacia mais próxima de sua residência ou a Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso para fins de registro de ocorrência. Caso a vítima tenha interesse em representar criminalmente contra o autor, a autoridade policial irá instaurar o procedimento policial e, após as investigações, encaminhar à Justiça”, explica.

Nos casos das idosas vítimas de ameaça, é possível solicitar medida protetiva com base na Lei Maria da Penha. “Em se tratando de ameaça em âmbito familiar e sendo a vítima mulher, esta pode ainda solicitar a medida protetiva de urgência por meio da autoridade policial”, ressalta Ana Cristina.

Artigo anteriorVítima reage a assalto e acaba sendo atingido com um tiro no Coroado
Próximo artigoAmazonprev oferece serviço domiciliar para segurados com dificuldades de locomoção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui