
A reunião sobre saúde pública nos municípios, realizada final de semana na Associação Amazonense de Municípios (AAM), serviu para discutir os desafios e as necessidades enfrentados em todo o interior do Amazonas.
Os prefeitos se disseram prontos a entregar os Hospitais do Interior para a administração do Governo do Estado, caso a situação da saúde se agrave ainda mais, com a crise de apoio que afeta todos os municípios, sem exceção.
Os gestores também apontaram a falta de repasses do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). Esse tem sido um dos principais problemas na manutenção dos hospitais.
Reunião com o secretário
Uma nova reunião está marcada para esta quarta-feira (22), na sede do governo com o secretário de Saúde Anoar Samad. O objetivo é discutir medidas para melhorar a situação da saúde no interior do Estado, garantindo acesso de qualidade para a população.
“É importante ressaltar que a saúde pública é uma das principais preocupações de gestores e da sociedade em geral. É necessário um esforço conjunto para garantir que todos tenham acesso à saúde de qualidade, independentemente de onde moram”, disse o presidente da AAM, Anderson Sousa.
Na reunião, os prefeitos informaram que querem que a média e alta complexidade seja resolvida pelo Governo do Estado e não pelos municípios, que eles estão apenas suportando a Atenção Básica.