Cristovam Buarque diz que ´PMDB deu argumentos sobre golpe ao PT´

Senador Cristovam Buarque(PPS)/Foto

Ex-ministro da Educação no governo Luiz Inácio Lula da Silva e, atualmente, opositor do PT, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) divulgou hoje, quarta-feira (30), em seu perfil no Facebook, uma mensagem criticando o PMDB e afirmando que uma eventual tentativa da sigla em assumir a Presidência, daria razão aos argumentos do PT de que o partido estaria tramando um golpe contra o mandato de Dilma.
“Fui dos primeiros a protestar quando o PT começou a manipular a opinião pública dizendo que impeachment, mesmo dentro da Constituição, é golpe, quando contra a Presidente Dilma. Mesmo que não fosse contra Collor, nem contra FHC, como o PT tentou. Mas ao gritar ‘Temer Presidente’ na hora em que se afastou do governo, o PMDB deu argumentos ao PT”, afirmou o parlamentar em seu perfil oficial na rede social.


Um dos criadores do bolsa-escola, embrião do Bolsa-Família que veio a ser implementado em todo o País a partir do governo Lula, Cristovam Buarque deixou o PT em 2005 em meio ao escândalo do mensalão e desde então tem sido um crítico dos governos petistas.

Na ocasião ele se filiou ao PDT, partido que decidiu deixar em fevereiro deste ano após desentendimentos com a cúpula da sigla que defende a candidatura de Ciro Gomes à Presidência em 2018.

Como divulgou o jornal O Estado de S. Paulo, a avaliação da cúpula do PMDB é de que a decisão de romper com a gestão Dilma – há dez anos a legenda era formalmente ligada a governos petistas – foi o primeiro passo concreto para acelerar o andamento do impeachment.

Primeiro, dentro do próprio partido. A ala separatista do PMDB calcula que a bancada do partido na Câmara tem 60 votos a favor do impeachment e os outros nove contra. Já os governistas do partido dizem que 30 votos são contra o impeachment e outros 30 são instáveis e acompanharão o lado que entendem que vão ganhar.

Normalidade institucional

Procurado pela reportagem às 09h47 de hoje, a assessoria do PMDB informou que “quem tem se manifestado sobre a situação política no Brasil, demonstrando a perfeita normalidade institucional que vivemos neste momento, é o Supremo Tribunal Federal”.(Terra/IstoÉ)

Artigo anteriorClássico com papeis invertidos: agora Fla pressionado e Vasco em paz
Próximo artigoPM prende homem que agredia pai, de 63 anos, com pedaço de madeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui