CROAM destaca a importância de Tiradentes

CROAM destaca a importância de Tiradentes/Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (21) comemora-se o Dia de Tiradentes, feriado nacional em homenagem a esse que é considerado o patrono da Odontologia no Brasil, Joaquim José da Silva Xavier. Embora ele tenha desempenhado outras profissões e ganhado notoriedade na história do país como um importante soldado que participou da Inconfidência Mineira e sendo enforcado em 21 de abril de 1972 por lutar pela Independência do Brasil, foi a profissão de “tirar dentes” que lhe deu destaque.


Nesta época, a Odontologia, como estudo científico, não existia e as atividades de dentistas eram realizadas pelos barbeiros. “O ofício basicamente limitava-se à extração de dentes, feita com técnicas rudimentares e sem aplicação de anestesia, diferente de hoje, quando devemos preservar os dentes e proporcionar a manutenção da autoestima e da qualidade de vida dos pacientes”, comenta o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas (CROAM), João Franco.

O presidente do CROAM destaca que, por isso, a história de Tiradentes representa um papel de extrema importância para a trajetória da Odontologia no Brasil. “O profissional precisava trabalhar com grande responsabilidade, evitando o sofrimento do paciente e complicações graves como infecções e hemorragias”, disse o cirurgião-dentista.

No Brasil, em 23 de maio de 1800, pela primeira vez em documentos do reino, foi citada a palavra dentista, sendo a partir de então necessária a especialização para o desempenho da profissão. Foi o início da Odontologia, considerada a arte dentária como profissão autônoma no Brasil.

Apenas com o tempo foi surgindo a necessidade de se ter um cuidado especializado para a profissão da Odontologia. Então, nasceram o Conselho Federal e os Regionais, em 1964 e em 1966, respectivamente, e um movimento de cirurgiões-dentistas levou ao Congresso Nacional um Projeto de Lei regulamentando a profissão para disciplinar e fiscalizar seu exercício, em todo o país.

CROAM destaca a importância de Tiradentes/Foto: Divulgação

E mais de 200 anos depois, hoje o país é um dos mais avançados na área odontológica, com cursos universitários espalhados por todo o Brasil e grandes investimentos por parte da indústria que atua no setor, dois fatores que garantem constante desenvolvimento e inovação.

“Além disso, atualmente somos referência em pesquisa científica, assim como no aprimoramento de materiais e técnicas. Com conselhos fortalecidos, temos alcançado conquistas importantes e podemos, verdadeiramente, nos orgulhar da trajetória da profissão”, destacou o presidente.

Artigo anteriorPolicia prende pistoleiros de facção criminosa com mais de 10 mortes
Próximo artigoTiroteio na Champs-Élysées deixa policiais mortos e feridos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui