CUT celebra 40 anos com novos desafios e em meio à redemocratização do Brasil

A CUT completa 40 anos em meio ao processo de redemocratização do Brasil - foto: recorte/arquivo

Fortalecimento do movimento sindical e reconstrução do Brasil. Entidade nasceu no processo de redemocratização e esteve presente nas principais batalhas trabalhistas, com apresentação de Paulo Cayres (o Paulão – CNM/CUT)


Outras homenagens

A Central Única dos Trabalhadores(CUT) completa, nesta segunda-feira (28), 40 anos de fundação. A entidade recebeu diversas homenagens nos parlamentos estaduais e no Congresso Nacional;. Também houve comemoração com um show no sábado (26), no litoral de São Paulo.

O Central do Brasil recebeu Jandyra Uheara Alves, Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, na edição desta segunda-feira (28), para comentar a programação de aniversário e resgatar a história de luta da central sindical.

Ela tratou sobre o contexto do nascimento da CUT, a luta pela redemocratização nos anos 1980, o combate ao neoliberalismo dos anos 1990 e as mais recentes batalhas contra a Reforma da Previdência e Trabalhista.

“A CUT é resultado das grandes lutas sociais, das grandes lutas sindicais, das lutas pelas liberdades democráticas que deram origem à CUT, mas também ao PT, ao MST e outras organizações da classe trabalhadora”, recordou.

“O nascedouro da CUT foi em defesa das lutas democráticas, mas a gente pode dizer, num sentido amplo, que também foi em defesa dos direitos humanos, como direitos econômicos, sociais e políticos. Ou seja, defesa da classe trabalhadora e um reposicionamento da classe em termos de luta de classes no Brasil”.

Os desafios para os próximos anos não ficaram de fora da avaliação feita por Jandyra. Ela lembra que a entidade está se organizando para seu 14º congresso. “Precisamos discutir o fortalecimento do movimento sindical, a valorização da negociação coletiva, a atualização da organização sindical, que foi muito fragilizada no último período, e o papel da CUT e do movimento sindical na reconstrução do Brasil.”

A entrevista completa sobre os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) está disponível na edição desta segunda-feira(28) do Central do Brasil no canal do Brasil de Fato no YouTube

Artigo anteriorWilson Lima lança Amazonas Meu Lar com site e aplicativo do programa
Próximo artigoTCE-AM suspende licença de construção de aterro sanitário próximo ao Igarapé Leão e Rio Tarumã-açu

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui