David Almeida e Valdemir Santana saem animados com resultado de reunião com ministros

Reunião com o Ministro Alexandre Padilha - foto: Wagner de Souza

“Em dois anos de mandato, ainda não tinha sido atendido de forma tão célere e produtiva no governo federal, como nas últimas 24 horas (14 e 15 de março), por ministros e pelo próprio presidente Lula”, disse o prefeito após ser recebido pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no Palácio do Planalto.


Na reunião de hoje, onde estavam presentes o presidente do PT municipal/Manaus, Valdemir Santana, e o ex-presidente do Iteam, Wagner Santana, o prefeito David Almeida teve do ministro Padilha a garantia de doações de terras da União/Suframa, para a construção de casas populares.

A gestão Lula tem investido nas doações de terras do próprio governo, nos estados, para os municípios e governos estaduais poderem melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram em área de risco. Anteriormente, estas terras eram repassadas ao setor privado.

Urgência das ações

Na reunião, Valdemir Santana alertou para a urgência destas ações do governo federal. “O governo não pode demorar com as transferências das terras federais ao município de Manaus. Os moradores das ribanceiras não podem ficar expostos a mais tragédias, daí a urgência para a solução que viemos buscar em Brasília, junto ao governo”, explica.

De acordo com Santana, Manaus tem um problema sério. O município tem mais de 17% de pessoas desempregadas, sem condições de pagar aluguel e termina por fazer casas em área de risco. “Ninguém mora em barrancos porque gosta, mas por necessidade”, comenta.

O presidente do PT municipal Manaus, comenta que é importante o governo dar início às obras do Minha Casa Minha Vida e liberar verbas para construção de casas populares emergenciais.

O ministro Padilha afirmou ao prefeito e a Valdemir Santana, que a orientação do presidente Lula é de cuidar das pessoas, resolver o problema das pessoas em Manaus, assim como ele vem fazendo em São Paulo, Rio de Janeiro, na Bahia e onde mais for necessário. A viabilidade das ações tomaram caráter de urgência após a visita do prefeito e do sindicalista.

Novo momento

Se um dia ocorreu algum tipo de divergência entre o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, da CUT-AM e do diretório municipal do PT, Valdemir Santana e o prefeito, David Almeida, hoje ela se reverteu em força tarefa. A meta primeira dos dois, segundo eles, é a solução de problemas de habitação, saneamento, saúde da população de Manaus, depois as conversas políticas, de composição.

David voltou animado com a recepção tida na nova gestão do governo federal. Valdemir continua em Brasília, com agenda nos ministérios, para tratar de assuntos políticos, estruturais, do Polo Industrial de Manaus (PIM), da reforma agrária e das escolhas de nomes para os órgãos e autarquias no Amazonas.

Artigo anteriorCidade da França impede abertura de supermercado brasileiro
Próximo artigoHomem é degolado e corpo jogado em rua do Nossa Senhora de Fátima I

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui