Defesa Civil promove capacitação para Coordenadores do Médio Solimões

Foto: Divulgação

Com o foco na gestão de desastres, a Defesa Civil do Amazonas deu início hoje (19), no município de Tefé, a “Capacitação dos Coordenadores Municipais do Médio Solimões”. A proposta é trabalhar nos gestores o compromisso de transformar as cidades em resilientes diante das situações emergenciais.


“Além de capacitar e aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pelos Coordenadores Municipais de Defesa Civil dessa região, queremos promover a resiliência das cidades, por meio da definição de ações e prioridades na área de gestão do risco de desastres”, enfatizou o secretário da Defesa Civil AM, Fernando Pires Junior.

Nove municípios participam da capacitação que vai até o dia 22 deste mês: Tefé, Coari, Alvarães, Uarini, Maraã, Japurá, Fonte Boa, Jutaí e Juruá.

Temas – O principal tema debatido com os participantes será “O que é uma cidade resiliente e os 10 passos para essa construção”. Esse termo é usado para aquelas cidades que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

Foto: Divulgação

A importância da implantação do número de emergência 199 da Defesa Civil Municipal (canal de comunicação direto com a população) também será destacada durante o curso.

Outros temas envolvem a implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) nas comunidades ribeirinhas, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres Naturais (S2ID) e a elaboração de Planos de Contingência.

Artigo anteriorBalbina busca por sua independência, quer ser município
Próximo artigoAgricultores recebem treinamento em manipulação de alimentos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui