Balbina busca por sua independência, quer ser município

Vila de Balbina - Distrito de Presidente Figueiredo-Amazonas. Foto: divulgação.

A comunidade do Distrito de Balbina, voltou à cruzada para pedir às autoridades do governo a possibilidade de transformar o Distrito em mais um município do Estado do Amazonas e sair da dependência administrativa, hoje sob a responsabilidade do município de Presidente Figueiredo.


Balbina está a 73 km de Presidente Figueiredo sendo o município gerador de parte da energia elétrica do Estado. Possui cinco unidades. Cada uma das 5 unidades geradoras tem capacidade de geração de até 55 MW de energia elétrica, totalizando 275 MW, que é responsável pela maioria dos 20% da geração de energia hidrelétrica produzida no Estado.

Vila de Balbina – Distrito de Presidente Figueiredo-Amazonas. Foto: divulgação.

Representantes do Distrito de Balbina estiveram reunidos com o governador Amazonino Mendes (PDT), a quem pediram para que fosse realizado junto ao IBGE uma coleta de documentos oficiais, que comprovem, preliminarmente, quais distritos no Amazonas podem sair desta condição de vinculados, para se tornar município.

Do total de aproximadamente 46 Distritos analisados, com possibilidade de se tornarem município, 12 foram classificados e, entre eles, o distrito de Balbina. Agora o processo toma um novo impulso ao ter o governo estadual apoiar essa demanda.

Após essa reunião, a representante em Manaus da comunidade de Balbina, Sra. Marinês fez a entrega dos documentos do IBGE a assessoria ao líder do Governo na Assembléia Legislativa do Estado (ALE), deputado adjunto Afonso. O parlamentar é o titular da comissão que trata da possibilidade da criação de novos município no Amazonas.

Representantes do Distrito de Balbina, que estiveram com o governador – foto: divulgação.

Os moradores de Balbina afirmam que ainda têm, pela frente, duas demandas importantes: uma, retirar a província mineral do Pitinga do distrito de Balbina e, consequentemente, redefinir as fronteiras do distrito.

“É claro que sabemos de todo o trâmite e que isso não será da noite pro dia, mas, é uma oportunidade ímpar para nós que moramos nesta região, assim como, lá trás, Balbina foi a responsável pela criação do município de Presidente Figueiredo”, afirmou Marinês.

Artigo anteriorGoogle Maps estreia função que facilitará a vida dos brasileiros
Próximo artigoDefesa Civil promove capacitação para Coordenadores do Médio Solimões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui