Deputados que pedem impeachment de Moraes são investigados pelo STF

O ministro Alexandre de Moraes - Foto: Fellipe Sampaio/STF

O pedido de impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes foi assinado por 13 deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que já foram mencionados em inquéritos do Supremo. O requerimento, com 152 assinaturas, foi protocolado no Senado no dia 10.


Os deputados do PL envolvidos são:

  1. Alexandre Ramagem (RJ)
  2. André Fernandes (CE)
  3. Bia Kicis (DF)
  4. Carla Zambelli (SP)
  5. Carlos Jordy (RJ)
  6. Eduardo Bolsonaro (SP)
  7. Eliézer Girão (RN)
  8. Filipe Barros (PR)
  9. Junio Amaral (MG)
  10. Luiz Phillipe de Órleans e Bragança (SP)
  11. Marco Feliciano (SP)
  12. Silvia Waiãpi (AP)
  13. Zé Trovão (SC)

Todos estão sendo investigados por Moraes, especialmente por atos antidemocráticos e desinformação. O gabinete de Moraes solicitou ao TSE relatórios para fundamentar decisões contra alguns desses deputados, alegando que o uso do TSE para tais fins não seguiu os ritos processuais.

Conversas vazadas entre o juiz auxiliar de Moraes e um ex-assessor do TSE mostram que a coleta de informações visava embasar o inquérito das fake news (INQ 4.781), focado em notícias falsas sobre as eleições de 2022.

Luiz Phillipe de Órleans e Bragança é investigado desde 2020 por postagens desinformativas. Dos 13 deputados, cinco são investigados por atos antidemocráticos relacionados aos eventos de 8 de Janeiro: André Fernandes, Carlos Jordy, Eliézer Girão, Silvia Waiãpi e Zé Trovão. Fernandes e Waiãpi são acusados ​​de incentivo aos ataques.  Entretando, Girão e Trovão realizam investigações em andamento, relacionadas aos seus papéis nas tentativas de golpe e nas manifestações antidemocráticas.

Alexandre Ramagem é investigado por suspeita de uso ilegal da Abin para espionar opositores. Carla Zambelli é alvo de inquéritos por envolvimento na tentativa de golpe e em um ataque hacker ao CNJ, planejado para desacreditar o sistema de Justiça brasileiro.

Fonte: GZH

Artigo anteriorCPAmb prende oito pessoas por desmatamento ilegal em Manacapuru
Próximo artigoManaus realiza a 24ª edição das Olimpíadas da Terceira idade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui