O descarte irregular de lixo nas ruas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) poderá resultar em multa aos infratores. A medida tem o objetivo de evitar que, com o acúmulo de sujeira, as vias fiquem alagadas durante o período de chuvas.
As recentes tempestades no município fizeram com que os agentes de limpeza retirassem toneladas de detritos de bueiros. Entre os produtos retirados havia garrafas pet e sacos plásticos. Por conta disso, a Prefeitura de Parintins vai cumprir a a Lei Municipal 680/2017 que trata dos resíduos e entulhos para aplicar multa aos cidadãos que depositam lixo nas ruas e logradouros de forma incorreta.
Os alagamentos provocados pelas chuvas em vários pontos de Parintins poderiam ser evitados se os bueiros não estivessem obstruídos por grande quantidade de lixo. A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema) tem atuado nas lixeiras viciadas afixando placas de proibição e identificando os infratores.
O lixo descartado incorretamente na rua é arrastado pelas chuvas para as bocas de lobo, obstruindo o sistema de drenagem. O município disponibiliza espaços setorizados no Aterro Controlado com indicações dos lugares para a disposição final do lixo maneira aquedada. O descarte é feito até 17h. A Sedema disponibiliza o Disk Denúncia 99511-8917.