Detran-AM vai elaborar protocolo de intenções para a melhoria do trânsito

Foto: Bruno Zanardo/Secom

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vai elaborar, em parceria com instituições públicas e privadas, um protocolo de intenções com metas e prazos para a construção de políticas públicas visando melhoria do trânsito em Manaus e nos municípios do interior do Estado. A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (9/5) pelo diretor-presidente da autarquia, Rodrigo de Sá, durante abertura do Maio Amarelo 2019, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.

O documento será resultado dos Fóruns Temáticos que ocorrerem nos dois dias do evento, realizado ontem quinta (9/5) e hoje sexta-feira (10/5). Os fóruns temáticos discutem temas como “Repercussão dos acidentes de trânsito na Saúde”, “Segurança viária”, “Municipalização do Trânsito no interior”, e contam com a participação de diversas instituições, entre elas o Ministério Público, organizações da iniciativa privada, e membros do sistema de segurança, saúde e trânsito.

“O objetivo é realmente construir políticas públicas efetivas que tragam melhorias a população no tocante ao trânsito, seja na capital ou no interior do Estado. Diversos temas estão sendo discutidos, como a municipalização no trânsito no interior, a repercussão dos acidentes de trânsito na área da saúde, com todos os atores envolvidos nessa temática. A partir daí iremos constuir um protocolo de intenções, com metas que possam ser executadas ao longo do ano. Iremos apresentar o protocolo ao governador, para que ele autorize as entidades governamentais do Estado e elas possam executar essas medidas a serem idealizadas nos fóruns temáticos”, disse Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Além dos fóruns temáticos, a programação inclui palestras educativas e ações lúdicas para crianças e adolescentes. A ação conta ainda com mutirão para entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sem agendamento, e emissão de Credencial para Vagas Especiais de Estacionamento, por meio de parceria com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans).

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, participou da abertura do evento e reforçou a importância da ação integrada entre as forças de segurança.

“É uma determinação do governador Wilson Lima que as fiscalizações de Trânsito sejam intensificadas, bem como as de educação de trânsito. Esse trabalho está sendo desenvolvido pelo Detran-AM de uma forma fabulosa, haja vista hoje este evento, de forma inédita na nossa região. E eu quero aqui conclamar a nossa população para que venha, participe das ações e aproveite os serviços ofertados”, completou o titular da SSP.

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Entrega de CRLV – Para receber o CRLV no local, o usuário deverá pagar as taxas de licenciamento (IPVA, Taxas do Detran-AM, Seguro DPVAT e multas, se houver, e outras taxas necessárias) com no mínimo 24h de antecedência. Proprietários de veículos com licenciamento em atraso não poderão receber o documento sem antes ter feito a vistoria veicular. Veículos com mais de 15 anos também precisam passar pela vistoria.

Além do pagamento das taxas, o usuário deverá apresentar os documentos necessários para a retirada do CRLV. A lista pode ser conferida no site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br) – basta selecionar a guia “Carta de Serviços” e buscar as opções “Recebimento de CRLV”. Os usuários que realizarem agendamento para retirada do documento no local serão atendidos nos respectivos horários. A entrega do documento sem agendamento será feita das 8h às 18h, nos dois dias do evento.

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Vagas especiais – O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais de estacionamento é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e para pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes. A emissão do documento na programação do Maio Amarelo será feita das 8h às 14h, nos dois dias do evento. A emissão do cartão é gratuita.

Para obter o documento, emitido pelo Manaustrans, os idosos apresentam identidade, CPF e comprovante de residência. Pessoas com deficiência apresentam os mesmos documentos e, ainda, o laudo médico atualizado. Os beneficiados podem ainda ser representados por parentes identificados (identidade e CPF). Outras pessoas devem apresentar procuração.

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Clubinho Honda – A Moto Honda da Amazônia Ltda irá disponibilizar o “Clubinho Honda”, um espaço voltado a crianças de 4 a 7 anos que reproduz uma cidade e seus principais elementos de trânsito. A instalação conta com brincadeiras lúdicas e educativas, além de monitores especializados que irão orientar as crianças.

Maio Amarelo – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da iniciativa é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, organizações da sociedade civil, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui