


Em comemoração ao dia do folclore, o projeto Vidativa realiza a 8ª edição da festa folclórica “Unindo as Nações”, evento que visa à interação entre os 47 grupos de envelhecentes (da capital e do interior), com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude Desporto e Lazer (SEJEL).
Com entradas gratuitas, o festival acontece na próxima sexta-feira (29), a partir das 16h na Arena Amadeu Teixeira e homenageará as diversas culturas que o Brasil possui. Outros países também serão representados e uma quadrilha com todos os participantes selará o festejo ‘agostino’.
A comemoração além de promover um grande serviço gastronômico, terá ainda diversas atrações especiais como danças típicas (ciranda e carimbo); danças folclóricas dos países representados além de música, shows e a apresentações de diversos personagens folclóricos vivos como o boto, a cobra grande e o jacundá estarão no evento.
O festival terá ainda a venda de comidas típicas dos países homenageados e obras de artesanato produzidas pelos integrantes do projeto. “Toda a renda arrecadada será para a manutenção do grupo que organiza a barraca”, disse a coordenadora do projeto, Valtimar Carneiro. Um brechó para a venda de roupas de baixo custo e um dj compõem a festividade.
Os participantes do projeto Vidativa dos municípios de Novo Airão, Cacau Pirera, Iranduba e Rio Preto da Eva, também participarão do festival e mostrarão ao público, um pouco de sua cultura local.
Vidativa
O Vidativa é um projeto executado pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), em parceria com o Conselho Estadual do Idoso (CEI), tendo como público-alvo as Pessoas Idosas e envelhescentes a partir de 45 anos.
Com 47 grupos no Estado, sendo seis deles no interior (Iranduba, Cacau Pirêra, Rio Preto da Eva, Parintins, Manacapuru e Novo Airão), o Projeto Vidativa promove, desde 2006, atividades de inclusão social por meio de esporte, lazer, entretenimento e cultura.