
Mobilização da Âmbar Energia começou em maio e contempla os 61 municípios do interior e comunidades isoladas durante o período de estiagem
Com a descida dos rios e a consequente redução das condições de navegação no Amazonas, a Âmbar Energia intensificou a logística para manter o fornecimento de energia elétrica no interior do Estado. A chamada Operação Vazante começou em maio, antes do período mais crítico da estiagem, e já resultou no envio de aproximadamente 1.350 toneladas de materiais e equipamentos para diferentes regiões.
A mobilização contempla os 61 municípios do interior do Amazonas, além de comunidades isoladas. Entre os materiais transportados estão postes, transformadores, cabos, cruzetas, peças de manutenção e componentes de reposição destinados às usinas que atendem os sistemas isolados.
A estratégia busca formar estoques nas localidades antes que a redução do nível dos rios dificulte ou impeça a circulação de embarcações de maior porte. Com os equipamentos disponíveis nas próprias regiões, as equipes locais podem realizar intervenções emergenciais sem depender exclusivamente do envio de materiais a partir de Manaus.
Segundo o diretor de Operações da Âmbar Energia, Marney Tadeu, o planejamento antecipado é necessário diante das características geográficas do Estado.
“No Amazonas, não podemos esperar a vazante chegar para começar a agir. A preparação precisa ocorrer com meses de antecedência. Antecipamos o transporte de materiais, reforçamos estoques e mobilizamos equipes para proteger o abastecimento de todas as regiões, principalmente das localidades mais distantes e de acesso mais difícil”, afirmou.
Operação acompanha nove calhas de rios
A Operação Vazante abrange as nove calhas do Amazonas: Alto, Médio e Baixo Solimões; Juruá; Purus; Madeira; Médio e Baixo Amazonas; e Rio Negro.
Uma equipe monitora diariamente os níveis dos rios e as condições de acesso aos portos. As informações são utilizadas para definir o momento das remessas, redirecionar embarcações e estabelecer rotas alternativas conforme as condições de navegabilidade.
Desde o início da mobilização, mais de 15 viagens de balsas e ferry boats foram realizadas. Uma das primeiras operações ocorreu em 30 de maio, quando uma balsa deixou Manaus com materiais destinados a municípios das calhas dos rios Juruá e Japurá.
A remessa inicial contemplou localidades como Carauari, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Juruá, Japurá, Envira e Maraã. O planejamento logístico vem sendo atualizado conforme a situação dos rios e as necessidades de cada município.
Prevenção para o período de seca
Além do transporte antecipado de materiais, a concessionária afirma ter adotado outras medidas preventivas, como revisão de equipamentos, inspeção das redes elétricas, reforço dos estoques de peças e acompanhamento das unidades geradoras.
Centenas de profissionais participam direta ou indiretamente da operação, entre eletricistas, técnicos, engenheiros, operadores e trabalhadores das áreas de logística e transporte fluvial.
A preparação começou pouco depois de a Âmbar assumir a concessão de distribuição de energia no Amazonas, em abril. No mês seguinte, representantes da empresa participaram de reuniões técnicas com a Defesa Civil do Estado para avaliar os prognósticos hidrológicos e definir medidas para o período de estiagem.
O planejamento considera ainda cenários de redução acelerada dos níveis dos rios, necessidade de viagens adicionais e possíveis restrições à circulação de embarcações de grande porte.
Com a Operação Vazante, a empresa afirma buscar a redução dos impactos provocados pela estiagem e a manutenção do fornecimento de energia para residências, hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, serviços públicos e atividades produtivas nos municípios e comunidades do interior.




