Dicas para otimizar os espaços de apartamentos pequenos

Foto: Divulgação

Os apartamentos pequenos vêm se multiplicando em todo o mundo e são uma tendência promissora nas grandes cidades. Para aqueles que moram sozinhos ou que querem poupar dinheiro e tempo cuidando do espaço.
O grande desafio de um espaço reduzido está em atender todas as necessidades do morador, sem perder conforto, funcionalidade e também a beleza do ambiente. Para isso, especialistas vêm estudando esse novo modelo de moradia, para descobrir formas de alocar tudo o que é necessário e desejado de forma eficiente.
Aqui, selecionamos algumas dicas para te ajudar a ter espaços mais amplos.
Utilize as paredes
A vertical é sua grande aliada se você quer poupar espaço. É importante ter em mente que, quanto mais objetos no chão, menos espaço para circulação. Então, suspenda o que puder ser suspenso, tanto na decoração, com quadros, porta-retratos e paredes coloridas, quanto na iluminação. Optando por luminárias suspensas no teto ou presas à parede, e em necessidades funcionais, como bancadas, prateleiras e até mesmo ventilação. Nesse caso, é vantajoso deixar os ventiladores e circuladores de ar de chão de lado e investir em modelos como o ar-condicionado de janela, que, além de serem fáceis de instalar, também ocupam pouquíssimo espaço interno.
Dê preferência a portas deslizantes
Cada centímetro conta! Então, o espaço que precisa ser reservado para a porta, quando ela está aberta, também pode ser utilizado de forma melhor. As portas de correr, ou até mesmo os modelos de porta camarão, que ocupam metade do espaço das convencionais, são opções para otimizar espaços, sem perder beleza e privacidade, podendo ser abertas para ventilar e integrar os cômodos.
Integre espaços
Nesse caso, quanto menos paredes, melhor. As portas de correr já foram citadas como soluções para a integração de espaços, porém, se você tem a disponibilidade de não dividir os espaços, é melhor ainda. A continuidade dá aos olhos uma imagem mais expansiva, e esse efeito pode ser criado com o uso do mesmo piso em todos os ambientes e com a combinação da paleta de cores dos cômodos.
Capriche na iluminação
A máxima de que tons claros aumentam e escuros diminuem que ouvimos quando a pauta é moda também conta para casas. A sensação de amplitude é maior quando os ambientes são mais claros, então abuse de janelas grandes, cores neutras e iluminação direta. O truque de usar espelhos na decoração também é uma ótima pedida, principalmente se eles estiverem de frente para entradas de luz, ajudando a aumentar o alcance da claridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui