Dilma demite Cid Gomes da Educação

Cid Gomes deixa Ministério da Educação/Foto: CD
Cid Gomes deixa Ministério da Educação/Foto: CD
Cid Gomes deixa Ministério da Educação/Foto: CD

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou hoje, quarta-feira, que Cid Gomes (Pros) foi demitido do Ministério da Educação. O peemedebista disse ter recebido a comunicação do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, depois de Cid participar de uma sessão com os deputados.
Cid foi à Câmara dos Deputados prestar explicações sobre uma declaração que deu na Universidade Federal do Pará de que haveria entre 300 e 400 deputados federais “achacadores”. Para ele, esses parlamentares apostam na fragilidade do governo para ganhar vantagens.


Nesta quarta, Cid Gomes pediu desculpas a quem tenha se sentido ofendido, mas partiu para o ataque. Ele disse que deputados da base que não votam com o governo deveriam “largar o osso” e virar oposicionista. Apontando para Cunha, respondeu uma afirmação do peemedebista, que havia classificado o ministro como “mal-educado”. “Prefiro ser acusado de mal-educado que ser acusado de achaque”, disse.

A postura do ministro repercutiu mal entre os deputados, que passaram a pedir sua demissão. O PMDB começou a pressionar o Palácio do Planalto. “Se não cair ele, cai o governo”, disse um peemedebista após as declarações no plenário da Casa.

Cid Gomes se irritou e abandonou a sessão depois de ter sido chamado de “palhaço” pelo deputado Sérgio Zveiter (PSD-RJ). Quando pediu respeito, Cunha reagiu e disse que ele só podia falar com sua permissão.(Terra)

Artigo anteriorEscolhidos os membros da Comissão da Reforma Política da CMM
Próximo artigoCid Gomes entrega sua carta de demissão do Ministério da Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui