
Com as eleições municipais no próximo domingo (6), eleitores que pretendem usar o e-Título como documento de identificação devem baixar o aplicativo até sábado (5), pois o download será suspenso no dia da votação para evitar sobrecarga.
Disponível gratuitamente para Apple e Android, o e-Título permite acessar o local de votação, apresentar o documento digital e justificar ausência nas urnas. Para ser usado como identificação, o app deve ter a biometria e foto do eleitor atualizadas; caso contrário, será necessário um documento oficial com foto. Até agora, 75 milhões de downloads foram feitos, mas mais da metade das contas está desatualizada. O TSE recomenda a verificação e atualização antes da eleição. Durante a votação, o celular deve ser entregue aos mesários, pois é proibido usá-lo na cabine.
Além de identificação, o e-Título pode ser usado para justificar ausência. Eleitores fora de seu domicílio eleitoral devem justificar, já que o voto em trânsito não é permitido nas eleições municipais. A justificativa pode ser feita até 60 dias após cada turno.
Fonte: R7