Eleições 2020 na mira do Comitê de Combate à Corrupção e Caixa Dois

Foto: Divulgação/Comitê

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral vai promover, em novembro próximo, o Curso Prático de Legislação Eleitoral em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade – CRC/AM, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, seção Amazonas e o Ministério Público do Estado – MPE. A realização do curso foi o principal tema da reunião realizada nesta quarta-feira, 14/08, na sede do órgão ministerial, entre os coordenadores do Comitê e o Procurador Publio Caio Bessa, do Ministério no Amazonas e coordenador das Promotorias Eleitorais.

De acordo com a coordenação do comitê, a atuação prevista às eleições 2020 deverá ser mais intensa e buscará estar presente na maioria dos municípios do estado, por meio de entidades da sociedade civil e em parceria com o Ministério Público Estadual. Com a experiência adquirida nos últimos anos de atuação nos certames eleitorais, a ideia agora é qualificar ainda mais os representantes de agremiações partidárias e outros interessados. Além disso, faz parte no planejamento do comitê, a articulação com órgãos e entidades para garantir de forma efetiva e com maior rapidez, as denúncias e irregularidades à Justiça Eleitoral, à Polícia Federal e às representações ministeriais envolvidas no processo eleitoral.

Os representantes do comitê entendem que é necessário a luta contra as práticas nocivas que retiram do eleitor o poder real de decidir o que querem como seus representantes políticos na sociedade. À despeito dos avanços proporcionados pelo uso de novas tecnologias, as eleições municipais ainda ocorrem em um quadro de muitas irregularidades geradas pela pressão do poder econômico, os interesses imediatistas de grupos políticos e, pelo uso da máquina pública.

Na reunião como o coordenador das Promotorias Eleitorais, Públio Caio, do MPE/AM, estavam presentes os advogados Carlos Santiago, Sérgio Augusto, Ricardo Abtibol e o jornalista Wilson Reis, todos membros da coordenação do comitê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui