Eleitores podem solicitar serviços on-line gratuitos

Foto: Reprodução

O ato de votar é um dos poucos procedimentos do processo eleitoral que não pode ser feito pela internet, já que a urna eletrônica não é conectada à rede mundial de computadores. Fora esse ponto, a Justiça Eleitoral está permanentemente conectada aos mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a registrarem votos nas urnas eletrônicas em 2022.


O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece uma série de serviços on-line e gratuitos que facilitam a vida das pessoas que buscam virtualmente a Justiça Eleitoral. A seção Serviços ao Eleitor, disponível no lado direito da página de abertura do Portal, reúne em um só espaço o que as eleitoras e os eleitores precisam em seu contato com a JE. Lá, é possível pesquisar o local de votação, ver o número do título de eleitor, bem como verificar a situação eleitoral, entre outros serviços.

O aplicativo e-Título permite o acesso rápido e fácil à Justiça Eleitoral (JE) via celular ou tablet. Mais do que um app para a obtenção da via digital do título, que substitui o documento em papel e dispensa a impressão de uma segunda via, o e-Título funciona como uma central de prestação de serviços da JE por dispositivos móveis que pode ser baixado nas plataformas iOS ou Android.

Já o aplicativo Pardal é um importante canal para fazer chegar ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) denúncias com indícios de irregularidade durante as Eleições 2022. O app é gratuito e pode ser encontrado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play e em formulário web nos Portais da Justiça Eleitoral.

O Portal de Dados Abertos do TSE oferece à sociedade informações eleitorais a partir da base de dados do Tribunal com o objetivo de garantir o acesso a informações e aprimorar a cultura da transparência. Na página, podem ser acessados os resultados de todas as eleições gerais desde 1933 e os boletins de urna de cada estado desde 2012, bem como as listas de candidatas e candidatos, bens declarados, coligações, vagas, cassações e redes sociais utilizadas, entre outras informações.

O Portal do TSE também oferece acesso às ouvidorias e aos serviços de Disque-Eleitor da Justiça Eleitoral. Esses serviços têm como objetivo esclarecer as pessoas sobre as dúvidas relacionadas às eleições e aos serviços eleitorais. Outra forma para o eleitorado obter informações é entrando em contato com a ouvidoria do respectivo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, por telefone ou por e-mail.

Cidadãs e cidadãos também podem seguir os perfis do TSE nas redes sociais no Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok, onde diversas dúvidas sobre o processo eleitoral e as eleições são esclarecidas.

Artigo anteriorHomem é espancado após realizar furtos em lojas do Centro de Manaus
Próximo artigoPrefeitura realiza mutirão de atendimento para o CadÚnico neste sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui