
Na tarde desta sexta-feira, um grupo de servidores da Educação de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) fizeram uma manifestação em frente à sede da prefeitura.
A categoria cobra da prefeita Patrícia Lopes (MDB) o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Não recebemos nada até agora e nem mesmo um pronunciamento da prefeita Patrícia. O Sindicato também não comunicou que iria se reunir com ela. Queremos o nosso direito, queremos o Fundeb”, disse um servidor. Os professores também estão indignados por não terem conhecimento da reunião. “É um descaso com a educação do município”, completou ao dizer que muitos municípios amazonenses já começaram a pagar o Fundeb para os profissionais da Educação.
A categoria também cobra mais transparência por parte de Patrícia Lopes. Isso porque o município aparece em 23º no ranking do Portal da Transparência. A sensação, de acordo com os trabalhadores, é de que a prefeita “esconde” o que acontece com os recursos do município.
No dia 15 de outubro, Patrícia Lopes anunciou o pagamento do auxílio conectividade. No entanto, o benefício ainda não foi creditado para os servidores.
Nesta semana, o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou o pagamento do Fundeb.
Com o pagamento do abono para 32.966 profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o Governo vai injetar R$ 482 milhões na economia em todo o estado.