

Policiais civis lotados na Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), deflagraram, na manha de ontem (02), a operação que resultou na prisão, em flagrante, do empresário Carlos Roberto Lima de Alencar, por ligação clandestina de energia, em um estabelecimento comercial de sua propriedade.
A ação foi coordenada pelo delegado titular da DECFS, Alfredo Dabella, e contou com o apoio das concessionárias Eletrobrás Amazonas Energia e Manaus Ambiental, além de um perito do Instituto de Criminalística (IC).
De acordo com a autoridade policial, a delegacia recebeu uma requisição do Ministério Público Estadual (MPE) para investigar o desvio de energia elétrica e água em um posto de lavagem de caminhões localizado na Avenida Arquiteto José Henrique (antiga Grande Circular), no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte.
No local, os peritos das concessionárias e do IC constataram que havia a ligação clandestina de energia. “Pudemos constatar que o estabelecimento funcionava com energia clandestina puxada diretamente da rede elétrica da concessionária Eletrobrás Amazonas Energia. No local não havia medidor da corrente de energia elétrica e nem mesmo era cadastrado no sistema da concessionária”, declarou Dabella.
A energia utilizada no estabelecimento foi desligada e o proprietário foi conduzido à especializada, onde foi autuado por furto de energia (Artigo 155, parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro). O crime prevê pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Ao término dos procedimentos cabíveis ele será liberado.