Encenação marca o ‘Natal da Fé’ de residentes da Fundação Dr. Thomas

Natal da Fé - FTD - Foto: Marcio James / Semcom

A encenação de um auto de Natal e a entrega de kits natalinos marcaram o terceiro dia de programação do “Natal da Fé”, nesta quarta-feira, 16/12, nos pavilhões da Fundação Doutor Thomas (FDT), no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O evento, voltado apenas aos internos da instituição, teve início na última segunda-feira, 14, e segue até o próximo dia 21, além de uma bênção final prevista para o dia 30.

Natal da Fé – FTD – Foto: Marcio James / Semcom

“Este ano, o Natal na FDT está sendo diferente, porém repleto de fé e esperança, tão necessárias na vida de todos durante este período de pandemia, mas principalmente dos que mais precisam, como é o caso dos idosos. Não poderíamos deixar celebrar essa data tão festiva, somos uma família e, pensamos que o Natal da Fé, mesmo que de forma restrita, vem acalentando aqueles que tanto estiveram sozinhos durante esse período”, enfatizou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus e para garantir a segurança sanitária dos internos, as apresentações realizadas nos pavilhões estão sendo inclusivas, fazendo com que todos participem de forma integral. A esquete desta quarta-feira, o auto de Natal “O nascimento do menino Jesus – Segundo os Reis Magos”, foi produzida pelos servidores da FDT, e 70% da apresentação foi realizada utilizando recursos audiovisuais. A apresentação contou com a presença dos professores do Parque Municipal do Idoso (PMI) e de alguns residentes da FDT.

Natal da Fé – FTD – Foto: Marcio James / Semcom

Além das apresentações organizadas de forma restrita, para evitar aglomerações, os idosos recebem visitas de seus familiares, com duração de 15 minutos, programadas pela equipe de Serviço Social e Psicologia.

Segundo o psicólogo da FDT, Adriano Lago, as visitas dos familiares, dentro da programação do Natal da Fé, ocorrem pela manhã de forma individualizada. À tarde, os eventos são realizados nos pavilhões.

Ainda segundo Adriano, o Natal da Fé é um evento muito importante, pela questão do afeto, da interação, da data comemorativa que é o Natal.

Opinião semelhante também foi compartilhada pelo residente da fundação, o aposentado Júlio Souza. “Isso aqui está sendo uma satisfação para mim, participar dessa festa, aqui na Fundação Dr. Thomas. Sinto imensa alegria”, destacou.

Natal da Fé – FTD – Foto: Marcio James / Semcom

Esquete

O auto de Natal “O nascimento do menino Jesus – Segundo os Reis Magos” é um esquete que utiliza a técnica de contação de histórias em sua apresentação. Nele, os três Reis Magos contam a história do menino Jesus, desde a trajetória de Maria e José em busca de um local para servir de abrigo, a perseguição que sofreram de Herodes, até o nascimento de Jesus.

Com uma trilha sonora simples contextualizando a história contada, os atores utilizam figurinos dos personagens para compor a cena. A cenografia foi uma espécie de presépio montado durante a performance, finalizada com o três Reis Magos formando o presépio na cena final.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui