Entidade pede medidas de proteção para as terras indígenas

Foto: Reprodução

Por conta da pandemia de covid-19, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns (Comissão Arns). Encaminhou, na última segunda-feira (20), um ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública pedindo a adoção de medidas urgentes neste período. O objetivo é pedir proteção para as terras indígenas.


De acordo com a entidade, as invasões de terras indígenas têm ameaçado ainda mais a sobrevivência dessa população em meio à pandemia. A antropóloga Manuela Carneiro da Cunha informou que o primeiro yanomami a morrer com a covid-19. Um jovem de 15 anos, contraiu o vírus em área invadida por um garimpo.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) recomendou aos estados e governos que respeitem o isolamento voluntário dos indígenas, devido aos graves impactos que o contágio do vírus poderia representar para a vida dessas populações.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) já registrou quatro mortes por covid-19 entre a população indígena, além de 42 casos confirmados de infecção pelo vírus e mais 21 casos suspeitos. Em oito casos, houve cura clínica.

Artigo anteriorRecursos de PD&I podem ser usados no combate a pandemia
Próximo artigoVoo que saiu de Manaus é impedido de pousar no Pará

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui