

As aulas na Escola Estadual Sólon de Lucena, localizada na Avenida Constantino Nery, na Zona Centro-Oeste de Manaus, que foram suspensas na última sexta-feira (11), em virtude da morte de uma aluna finalista, foram retomadas na manhã de hoje, segunda-feira (14). A suspensão das aulas ocorreu em consequência da morte da aluna do 3º ano do ensino médico, Talita Gomes, 18, vítima de meningite.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), as aulas ocorreram, normalmente, pela manhã, como, também, à tarde, e à noite. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Centro de Atendimento ao Escolar (Caes/Seduc) realizaram palestra junto aos alunos para orientar sobre sintomas e tratamento da meningite.
A Seduc informou, ainda, que os parentes de Talita, colegas e professores tiveram que ser vacinados, e toda a escola, na sexta-feira, teve que passar por um processo de limpeza e desinfecção.
De acordo com a família, Talita Gomes, desmaiou durante o horário de aula e foi encaminhada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) no bairro São Raimundo, na quinta-feira (10). Na unidade, ela tomou uma injeção de bezetacil e foi liberada. Horas depois já em casa, Talita passou mal, apresentando sintomas como vômito, dores no corpo e diarreia. A adolescente foi levada durante à noite ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na Zona Centro-Sul da capital, onde teve uma parada cardíaca e morreu.
O secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, na sexta-feira, disse que a morte da estudante não era motivo de alarde e descartou um surto de meningite em Manaus.