Especialistas discutem cuidados com a Primeira Infância em seminário do TCE-AM

Arte Divulgação/TCE-AM

Com a presença de especialistas nas mais variadas áreas da Primeira Infância, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza, nos próximos dias 28 e 29 de setembro, das 9h às 17h, o seminário “Pacto pela Primeira Infância no Amazonas: da Lei à Implementação”.
O evento está sendo realizado pela Secretaria de Controle Externo (Secex), via Departamento de Auditoria Operacional (Deaop).


As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site ecpvirtual.tce.am.gov.br.

O seminário busca discutir e apresentar medidas para a promoção do bem-estar e desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância, considerando o Pacto Nacional pela Primeira Infância e a implementação do Marco Legal.

“O Tribunal de Contas sempre buscou atuar nas diferentes áreas do controle externo. Falar sobre investimentos na Primeira Infância é falar, diretamente, do bem-estar de nossa sociedade e das melhores formas de se investir os recursos públicos na área. Esperamos que esse espaço sirva de discussões importantes também para outras instituições”, disse o presidente da Corte de Contas, conselheiro Érico Desterro.

Programação

Dividida em mesas de discussões durante os dois dias de evento, a programação dará enfoque a diferentes temáticas relacionadas à Primeira Infância.

A primeira mesa trará como tema os desafios e iniciativas de atenção à Primeira Infância no Amazonas, com abordagens feitas pela Promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude, Romina Carvalho, e pela juíza de Direito da 2ª Vara de Manacapuru, Scarlet Braga Viana.

A oficial de Saúde e Nutrição com selo Unicef, Elizabeth da Costa, falará sobre as contribuições a partir do Pacto Nacional pela Primeira Infância na segunda mesa de apresentações.

O primeiro dia ainda contará com palestras sobre a importância das ações intersetoriais, com enfoque em planos municipais da Primeira Infância.

O tema será abordado pela oficial de Saúde e Nutrição da Unicef Manaus, Neideana Araújo, e pela secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente da Sejusc, Rosalina Lobo.

Na sexta-feira (29), será a vez de discutir a parentalidade e a relação com a formação de vínculos para a redução da violência, apresentado pela professora de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP), Elisa Altafim; os impactos na infância do manejo sustentável da água e do saneamento, pela presidente-executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, e pelo procurador do Ministério Público de Contas, Ruy Marcelo; e a priorização e inclusão das crianças nos orçamentos, pela conselheira do TCE de Roraima, Simone Souza, e a coordenadora do Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da Semsa, Zelia Maria Campos.

Artigo anteriorPolícia recupera 12 veículos em Manaus, nas últimas 24 horas
Próximo artigoCartórios do Amazonas promovem ação inédita de assessoramento jurídico gratuito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui