‘Esquema secreto’ de Jair Bolsonaro no Twitter vira alvo da Rede Globo

Bolsonaro montou uma fábrica de fazer Twitter. Ele escreve até 16 por minuto – foto: Folha Impacto

Esse perfil abaixo no Twitter é um dos focos de uma investigação do jornal O Globo sobre os esquemas secretos de Jair Bolsonaro nas redes sociais.

Entre os 4 milhões de seguidores do presidente Jair Bolsonaro no Twitter , o perfil @gomes28774783 chama a atenção. Sua atuação na rede social se restringe quase exclusivamente à defesa de assuntos de interesse do governo. Ele já chegou a fazer 16 tuítes em um minuto. Do dia 9 ao 27 deste mês, foi responsável por 3.170 publicações, o que dá uma média de uma a cada dez minutos.

Para fazer essa investigação teve apoio do Laboratório de Estudos e Imagem de Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O GLOBO detectou 5.843 perfis fizeram publicações naqueles três eventos.

Esse perfil fez parte dos ataques ao Estadão, com base em uma Fake News disseminada por Bolsonaro contra o Estadão, a partir de um post do site Terça Livre, editado por Allan dos Santos – um discípulo de Olavo de Carvalho. Mais dois assuntos que mereceram uma operação especial: nomeação Ilona Szabó para um conselho do Ministério da Justiça, e na defesa da atuação de Bolsonaro na viagem aos Estados Unidos.

Esse batalhão foi responsável 40% de todas as postagens. @gomes28774783 em primeiro lugar, com 1.033 publicações.

Especialista ouvido pelo Globo:
— Os dados revelam que perfis atuam deliberadamente tentando impor uma narrativa em relação aos fatos. Como essa rede parece não ser 100% orgânica, ou seja, não é uma rede plenamente espontânea, isso leva a crer que há um mecanismo forte agindo por trás dessa máquina — afirma Sergio Denicoli, diretor de Big Data da AP/Exata, empresa especializada em análise de redes sociais.

Depois que o Globo consultou o Twitter, muitos desses perfis foram tirados do ar, por estarem em desacordo com as normas da rede social.

Catraca Livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui