Estadão ataca a reindustrialização do Brasil e desdenha de equipamento nacional usado para a extração de petróleo

Estadão promove ataque contra as indústrias nacional - foto: recorte/arquivo

Estadão ataca reindustrialização do Brasil e política de conteúdo nacional da Petrobrás. A política de conteúdo nacional garante que um determinado percentual do material utilizado para explorar e extrair petróleo tenha fabricação nacional, fomentando a indústria local


No primeiro dia do ano de 2024, o jornal Estado de S. Paulo publica novo editorial atacando o governo Lula (PT), desta vez mirando a reindustrialização do Brasil e a política de conteúdo nacional da Petrobrás – política que garante que um determinado percentual do material utilizado para explorar e extrair petróleo nos campos marítimos deve ter fabricação nacional, como forma de fomentar a indústria nacional.

O jornal lembra que, em dezembro, o “Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu reativar uma estratégia das três gestões anteriores do PT e elevou os porcentuais de conteúdo local para fornecimento de equipamentos para exploração e produção de petróleo.

A exigência passou de 18% para 30% na fase de exploração, quando estão sendo pesquisadas as reservas, e de 25% para 30% no desenvolvimento da produção, etapa seguinte à descoberta”.

O editorial duvida que a indústria nacional “terá capacidade” de entregar à Petrobrás os instrumentos necessários no tempo necessário para a exploração e extração de petróleo. “É uma decisão com ares de autoritarismo e açodamento, típica de quem não aprende com os erros”, avalia o texto.

Canal Cortes 247 e assista:
Artigo anteriorEmpresário paranaense Luis Kurunczi é o primeiro denunciado por financiar atos golpistas do 8/1/23
Próximo artigoHomem é perseguido e executado a tiros no São José

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui