Estudantes visitam exposição ambiental no TCE

Exposição ambiental Fotos: Socorro Lins
Exposição ambiental Fotos: Socorro Lins
Exposição ambiental Fotos: Socorro Lins

Montada como parte das comemorações dos 64 anos do Tribunal de Contas do Estado Amazonas (TCE-AM), a exposição “Lixo Nosso de Cada Dia” — que faz uma narrativa histórica do lixo e suas consequências, apresentando como resposta a educação ambiental — foi aberta oficialmente, na manhã desta terça-feira (21), à rede de ensino com a visitação de 34 alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Santa Terezinha.
Os alunos do 5º ano do ensino fundamental, com idade de 9 a 11 anos, percorreram os estandes, conheceram os males do lixo e ainda as ações individuais que podem ser desenvolvidas para melhorar a destinação dos resíduos sólidos, além de conhecer o trabalho realizado pelo TCE na questão ambiente e suas respectivas auditorias ambientais. “Vou trazer mais uma turma, a do 4º ano, porque importante saber sobre a responsabilidade com o lixo”, afirmou a diretora da unidade de ensino, Waldenize Maia. Nesta quarta-feira (22), visitará a exposição alunos de duas turmas do Instituto Denizard Rivail.


Para o presidente do TCE, conselheiro Josué Filho, a visita dos estudantes ao TCE ratifica o objetivo da exposição, que é apresentar o tema sob a ótica educativa à sociedade. “Esta exposição, parte das solenidades comemorativas dos 64 anos, além de divulgar o trabalho silencioso e significativo realizado pela corte de Contas na questão ambiental, tem a finalidade socioeducativa. Isso porque, de forma clara, simples e objetiva, informa sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos, um tema recorrente na pauta de todas as nações”, avaliou.

Exposição de fotos ambiental. Foto: Socorro Lins.
Exposição de fotos ambiental. Foto: Socorro Lins.

Segundo o conselheiro Júlio Pinheiro, que montou a amostra com o Departamento de Auditoria Ambiental, a exposição do TCE está dividida em sete módulos: 1) História do Lixo; 2) Educação Ambiental; 3) Catadores; 4) Coleta Seletiva; 5) Tratamento do lixo; 6) Reciclagem (trabalho realizado pela Diretoria de Administração Interna) e 7) Trabalho e ações do TCE-AM e Tribunais de Contas. Vale ressaltar que toda exposição foi decorada com objetos reciclados, que serviram para compor lustres, mesas, quadros,  bancos e vasos. A exposição ficará aberta até as 17h de quinta-feira, véspera do feriado.

Universitários vão realizar mesa redonda

Ainda como parte das comemorações dos 64 anos, na próxima quinta-feira (23), às 14h, alunos envolvidos com a gestão ambiental da Universidade do Norte (Uninorte), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), da Universidade do Estado do Amazonas e da Universidade Paulista vão realizar, no auditório do TCE, uma mesa redonda para discutir o  tema. Serão dois painéis: um sobre educação ambiental e o outro como resíduos, com mediação de servidores da corte de Contas.

Abertura teve uma bênção e apresentação de Zezinho Correia. A abertura da semana de comemorações do aniversário do TCE, realizada na segunda-feira (20), contou com a participação de dezenas de servidores da casa, além dos procuradores e conselheiros, que lotaram o auditório da corte. Na ocasião, o conselheiro-presidente, Josué Filho, parabenizou todos pelo trabalho desempenhado no TCE e os convocou a melhorar o empenho cada vez mais.

A solenidade teve a apresentação do coral da Corte de Contas; uma benção do padre Hércules, da igreja Sagrada Família; e a ainda uma apresentação do artista Zezinho Correia, que cantou e emocionou os presentes com a música Amazonas, de autoria de Chico da Silva. Após abertura, o conselheiro Josué Filho abriu a exposição, que contou com a presença do secretário municipal de Limpeza Pública, Paulo Ricardo Rocha Farias, seguido de coquetel para os presentes.

Artigo anteriorLuta Olímpica do AM trás 13 medalhas de torneio na América Central
Próximo artigoQuarta-feira é o pior dia da semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui