Um estudo realizado na Universidade de Azabu, no Japão, aponta que os cachorros “choram” de alegria quando encontram os tutores. De acordo com a pesquisa, publicada na revista científica Current Biology nesta segunda-feira (22), os olhos dos cães se enchem de lágrimas quando sentem emoções positivas.
O estudo teve início quando o pesquisador Takefumi Kikusui identificou o comportamento de um de seus cães. Os olhos de uma cadela se encheram de lágrimas no momento em que ela amamentava seus filhotes.
“Descobrimos que os cães derramam lágrimas associadas a emoções positivas e que a ocitocina, conhecida como o hormônio materno ou do amor, é o possível mecanismo subjacente”, disse o pesquisador Takefumi Kikusui.
Em observações anteriores, os pesquisadores tinham percebido que tanto os cães como os seus donos liberavam a ocitocina durante suas interações, por isso a equipe decidiu testar a relação entre o reencontro com o dono e o choro do animal.
Para o teste, os pesquisadores mediram o volume de lágrimas dos cães antes e depois de encontrarem os tutores. A partir disso, foi possível identificar um aumento do volume de lágrimas após o encontro com o dono, mas não com uma pessoa desconhecida.
Ainda segundo o estudo, após adicionarem ocitocina aos olhos dos animais, o volume de lágrimas também aumentou. Para os pesquisadores, a liberação desse hormônio impacta na produção de lágrimas quando os cães e os donos voltam a estar juntos.
Kikusui explicou que os cães parecem produzir lágrimas em situações que os humanos consideram “felizes”. Por outro lado, ainda não foram realizados testes que indiquem se os cachorros também produzem lágrimas em resposta a emoções negativas.